ÁSIA/FILIPINAS – Milhares de crianças prontas para recomeçarem a estudar e iniciar um percurso de retorno à normalidade


Após dois meses da passagem do violento tufão Haiyan que destruiu o país, as crianças do bairro São Roque esperam ansiosas o dia para voltarem a estudar. Para a maior parte das crianças desse bairro, a experiência do tufão causou várias consequências. Em geral, foram obrigada a viver em casas improvisadas e precárias, tendas ou centros de evacuação, e voltar para a escola pode ser um motivo que favoreça a sua recuperação psicológica.

Depois do desastre, foi iniciada a campanha “Retorno à escola” com o objetivo de fazer voltar para a escola o mais rápido possível 500 mil crianças das áreas atingidas. A escola primária de São Roque é uma das que estão em fase de reconstrução.

Atualmente, existe duas tendas com 6 aulas. Durante as situações de emergência, a escola representa o ambiente melhor para a tutela dos menores. Delas pode ser iniciado um percurso de retomar a normalidade, assistência terapêutica e instrução. De outro ponto de vista, a v olta das crianças à escola facilita os pais que podem reorganizar suas vidas e se dedicarem na reconstrução em benefício de toda a família.

FONTE: Agência Fides - 14/01/2014

Comentários