Aparecida, casa mãe da IAM na América


A dimensão missionária é parte integrante do caminho evangelizador da Igreja. Estimular, educar e celebrar o compromisso dos batizados com a Missão universal da Igreja é o objetivo dos congressos missionários nacionais e continentais celebrados há 40 anos. Nessa perspectiva é ainda atual o apelo da Conferência de Puebla (1979): “Finalmente, chegou para a América Latina a hora de intensificar os serviços recíprocos entre as Igrejas particulares e de estas se projetarem para além de suas próprias fronteiras, Ad Gentes. É certo que nós próprios precisamos de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza” (DP 368). No ano 2007, a Conferência de Aparecida, voltou ao tema: “a conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DA 370). “O mundo espera da nossa Igreja latino-americana e caribenha um compromisso mais significativo com a Missão universal em todos os continentes” (DA 376).

Agora a Igreja no Brasil se prepara para realizar o 1º Congresso Americano para assessores da IAM (Infância e Adolescência Missionária). O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio de 2014, em Aparecida (SP), onde os bispos falaram da Missão Continental, mas com um olhar tímido para a Missão universal.

O Congresso reunirá cerca de 700 pessoas, as quais representam os 18 regionais da CNBB, juntamente com os representantes da IAM de todos os países da América. As reflexões serão orientadas pelo tema: “IAM da América a serviço da missão” marcando o encerramento das celebrações dos 170 anos da Obra e também a coroação do Ano da IAM no Brasil.

As famílias das paróquias de Aparecida e Guaratinguetá abrirão suas portas e corações para acolher os congressistas, num gesto de partilha e solidariedade, características da Missão para a humanidade. O Congresso contará também com ampla cobertura dos meios de comunicação que irão noticiar a sua realização, publicar matérias e desenvolver os temas abordados. Estarão presentes as TVs católicas, a Rede Católica de Rádio (RCR) que congrega cerca de 170 emissoras, e outras emissoras que produzem programas ao vivo de Aparecida.

A realização e a coordenação do Congresso são de responsabilidade das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com as POM de todos os países da América.

“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM no Brasil

Postar um comentário

0 Comentários