Encontro estadual da IAM do Pará lança novos desafios para a região


Com o objetivo de animar e informar missionariamente os assessores da Infância, Adolescência e Juventude Missionária, aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de julho, o Encontro dos Coordenadores Estaduais e Diocesanos da IAM e JM. O evento aconteceu no Centro Social Sagrada Família, em Ananindeua, no Pará e contou com a participação de 50 assessores de cinco dioceses e uma prelazia.

O EFAIAM II, organizado pela coordenação paraense da IAM, abordou temas como a Campanha Missionária 2014, que será realizada em outubro deste ano; a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), a primeira do pontificado do papa Francisco; e as conclusões do I Congresso Americano da IAM, realizado em maio deste ano, em Aparecida (SP), do qual participaram dezesseis assessores do estado do Pará.


O encontro contou com participantes das dioceses de Belém, Bragança, Cametá, Óbidos, Abaetetuba e da prelazia do Xingu, que também fizeram plenárias informando os avanços dos grupos em cada região. Para padre André Luiz Negreiros, secretário Nacional da IAM, que retornou ao estado pela quinta vez, a obra está crescendo no Pará e o grupo é em sua maioria bastante maduro, mas ainda existem desafios, entre os quais, atingir as dioceses que não podem participar das formações devido a extensão do estado.

Durante a formação, os participantes tiraram dúvidas sobre o carisma da IAM, o envio do cofrinho e a articulação diocesana em cada região, onde em muitas há apenas uma pessoa responsável. Ao final do encontro, os assessores firmaram o compromisso de criar um grupo de coordenação para articular as atividades da IAM na diocese.

Para isso, eles vão entrar em contato com as paróquias do estado, convocando as que já têm grupos da IAM, para que os líderes desse trabalho nas paróquias componham a coordenação diocesana. O objetivo é que este novo grupo esteja em constante sintonia com a coordenação estadual, bem com a coordenação nacional, criando assim uma rede de comunidades, que oi que a Igreja pede aos fiéis.

Fonte: IAM do Pará

Postar um comentário

0 Comentários