IAM e JM anima as dioceses de Sergipe


A Juventude Missionária (JM) do estado de Sergipe desenvolveu, ao longo do primeiro semestre de 2014, diversas atividades de cunho missionário. Vinculados à Obra da Propagação da Fé, um das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM), a JM tem a missão de despertar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens e ajudá-los a realizar sua própria missão local e universal.

No Regional Nordeste 3 da CNBB, a Juventude Missionária está presente em algumas dioceses da Bahia e nas três dioceses de Sergipe. Os inícios dessa caminhada remontam ao ano de 2008 quando foi realizado o primeiro encontro que reuniu representantes de jovens dessas dioceses.

Nos dias 18 e 19 de janeiro, aconteceu o 1º Piquenique Missionário da Juventude Missionária, na cidade de Simão Dias (SE). Estiveram presentes jovens missionários da diocese de Estância e da arquidiocese de Aracaju. Houve momentos celebrativos, shows musicais, aprofundamento espiritual e reflexão, como também atividades lúdicas.

Já em 2 de fevereiro, na paróquia São Pedro e São Paulo, em Aracaju, houve a Assembleia Estadual da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Participaram representantes da IAM e JM da diocese de Estância e da arquidiocese de Aracaju. Participaram também, o coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) NE 3, o assessor de comunicação da CNBB Regional NE3 e os seminaristas da diocese de Estância. A programação incluiu a apresentação dos relatórios de atividades realizadas nas dioceses em 2013, avaliação da caminhada missionária no Estado e o planejamento da Agenda para 2014.

Durante a Quaresma, os grupos de base da IAM e JM trabalharam, junto com escolas e comunidades, o tema da Campanha da Fraternidade: Tráfico Humano.

A identidade do jovem missionário foi o tema do retiro espiritual, realizado nos dias 09 e 10 de março, na arquidiocese de Aracaju, o qual reuniu 25 jovens. Para finalizar o retiro, os participantes se comprometeram a distribuir sopão em bairros carentes da capital.

De 28 a 30 de março, aconteceu o Encontro de Formação para Assessores da IAM e JM (EFAIAJM), 1º nível. Foram abordados diversos assuntos, a saber: a história e o carisma das Obras Missionárias, os doze passos para a implantação da IAM e sua metodologia, psicopedagogia das idades, o perfil do assessor, etc. Durante o encontro houve momentos de celebração, oração, lectio divina e partilha. Uma animada gincana para descontração dos participamos foi uma das atrações da noite cultural.

A Comissão Diocesana da Juventude Missionária de Estância, reuniu-se no dia 04 de maio para articular melhor o trabalho. Foram formados três setores para um melhor acompanhamento das atividades da Obra na diocese e indicados alguns sacerdotes para essa atividade. Foi feito o planejamento do 3º Intercambio Missionário Estadual das Obras Missionárias, com o tema: “É para liberdade que Cristo nos libertou”.


No dia 18 de maio, realizou-se a 10ª Jornada Missionária da diocese de Estância, na cidade de Lagarto. A abertura deu-se com a celebração da santa missa. Participaram diversos grupos da IAM e da Propagação da Fé. Em seguida, houve a Caminhada Missionária pelas ruas da cidade que terminou com muita animação e apresentações preparadas pelos grupos.

Comunicação Comire NE 3.

Postar um comentário

0 Comentários