IAM da diocese de Garanhuns, em Pernambuco, realiza encontro de formação


Quando o saudoso papa João Paulo II escreveu para as crianças da Infância e Adolescência Missionária (IAM) por ocasião dos 160 anos de fundação da Obra, ele proclamou que ‘as crianças da IAM são os pequenos grandes missionários da Igreja nos dias de hoje’, destacando o protagonista infantil universal das crianças e adolescentes missionários. Esse fato tem se destacado em todo o Brasil a exemplo da diocese de Garanhuns, em Pernambuco que, entre os dias 8 e 10 de agosto, realizou encontro de formação para assessores da IAM.

O encontro diocesano contou com assessoria da Irmã Dircilene Silva, da coordenação estadual da IAM, do jovem Jadson Bezerra da equipe de articulação estadual da Juventude Missionária (JM) e da jovem Maria Rosenaire da equipe de coordenação diocesana da IAM. Já no primeiro dia, a reflexão da leitura do profeta Jeremias sobre o ‘barro nas mãos do oleiro’ expressou o momento que seria vivenciado pelos participantes. Uma prece de louvor e gratidão soou de um dos assessores: “louvamos a Deus pela Obra que nos apaixona, para que mais pessoas estejam disponíveis para anunciar o Evangelho; agradecemos também pelos que confiam nas atividades desenvolvidas por nós”. A jovem Rosenaire conduziu a reflexão sobre a animação e educação missionária e a Irmã Dircilene concluiu a noite com trabalho em grupo sobre a realidade da IAM na diocese.

No dia seguinte, a programação se concentrou no estudo da história e carisma da IAM, metodologia, 12 passos pra implantação, oração do Terço Missionário e trabalhos em grupos, além da noite cultural, como estímulo para vivência das atividades no grupo de base. A jovem Vitória, da paróquia Nossa Senhora Conceição em Correntes (PE), refletiu sobre o momento de guerra que estamos sofrendo na atualidade, perguntando-nos: “o olhar da criança em um período de guerra é o mesmo quando elas estão felizes?”, ligando a reflexão dos compromissos da IAM, oração, sacrifício e gestos de solidariedade, com a atual situação das crianças e adolescentes no mundo.

A maioria dos participantes ainda não tinha tido a oportunidade de vivenciar um encontro de formação para assessores da IAM. Para Manu Siqueira, da IAM da paróquia Nossa Senhora Conceição de Quipapá, “a formação foi uma experiência muito importante no sentido da preparação, estudo e aprofundamento das atividades da IAM, e o reflexo será maior atividades com as crianças e adolescentes”. Depoimento semelhante foi feito pela Silvânia de Souza, paróquia Santa Terezinha de Terezinha (PE), “formar, aprimorar e renovar os conhecimentos, despertando uma visão abrangente e um olhar crítico da missão universal são alguns dos frutos do EFAIAM”, destacou.


O jovem André Luís, da mesma paróquia, destacou que mesmo desde pequeno participando da IAM, o encontro de formação foi “uma oportunidade de aprender muito mais sobre a Obra e reacender o ardor missionário”, destacando que essas atividades são o estímulo para a vida missionária e o trabalho com os grupos de base.

No domingo, Dia dos Pais, a celebração Eucarística de envio presidida pelo padre Aluízio Coleta, da coordenação diocesana da IAM, foi o despertar matinal e a reflexão sobre o trabalho missionário para com as crianças e adolescentes da IAM. Após a celebração, a jovem Rosenaire contou sua experiência em participar do 1º Congresso Americano da IAM realizado em maio na cidade de Aparecida (SP) e a Irmã Dircilene conduziu a avaliação das atividades.


Ainda sobre o encontro, o jovem e membro da coordenação diocesana da IAM, Caíque Hudson, declarou que “os frutos esperados com esse encontro são a maior participação dos assessores nas atividades com as crianças e adolescentes nos grupos de base”, concluiu.

Ao fim do encontro a coordenação diocesana anunciou e convidou todos para entre os dias 26 e 28 de setembro participar do encontro de formação sobre a JM que acontecerá em Garanhuns sob a assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, o jovem Guilherme Cavalli.

Informações da IAM de Pernambuco

Comentários