Goiânia acolhe Encontro Regional da Infância e Adolescência Missionária


A arquidiocese de Goiânia sedia neste final de semana, dias 10 a 12, o 16º Encontro da Infância e Adolescência Missionária (ERIM) do Regional Centro-Oeste. O Encontro terá lugar no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia e faz parte da programação de 2014, da equipe arquidiocesana de animação da IAM e do Conselho Missionário Regional (Comire).

O evento destina-se a crianças e adolescentes com ao menos um ano de participação na IAM e idade entre 7 e 12 anos, bem como aos assessores e pais que ficarão responsáveis pelo acompanhamento das delegações diocesanas. O objetivo é animar e fortalecer a Obra nas doze dioceses que compõem o Regional. Os organizadores esperam a participação de 400 pessoas que, nos três dias de programação, serão acolhidas pelas famílias de Goiânia.

Este ano, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e a Campanha Missionária, o ERIM tem como tema “IAM do Centro-Oeste a serviço da liberdade” e lema: “Enviou-me para libertar” (Lc 4, 18).

A ideia é discutir a temática do Tráfico Humano na realidade das crianças, com atenção especial para o trabalho infantil, exploração sexual e tráfico infantil. Além disso, pretende despertar nos participantes um compromisso no enfrentamento desse crime. 

A realização do evento na arquidiocese de Goiânia deverá contribuir para a implantação de novos grupos e o fortalecimento dos existentes. Espera-se ainda, que o envolvimento das paróquias e famílias que irão acolher os participantes auxilie os grupos a assumirem um gesto concreto no enfrentamento do Tráfico de Pessoas.

Histórico
A primeira edição do ERIM, que na época não possuía esse nome, foi realizada em 1996, quando da implantação dos primeiros grupos da Infância Missionária (IM) na arquidiocese de Goiânia e no Regional Centro-Oeste da CNBB. Desde o seu início, o Encontro tinha por objetivo ser um espaço de formação, animação, reflexão e troca de experiências entre os grupos da IAM do Regional (dioceses de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, na época).

A cada ano, o ERIM vem sendo acolhido por uma diocese de Regional. Após 18 anos, em sua 16º edição, o ERIM retorna à arquidiocese de Goiânia, no intuito de consolidar sua proposta, bem como apresentar novas dinâmicas e reflexões a serem incorporadas em sua metodologia e orientações.

 Comunicação IAM arquidiocese de Goiânia.

Postar um comentário

0 Comentários