#FalaSério: Dalits - 165 milhões de indianos discriminados por isto


Discriminação por casta, trabalho infantil, casamentos precoces de garotas menores de idade e desnutrição crônica, são alguns dos mais graves problemas que afetam a população indiana. As castas e subcastas são muitas, mesmo se as principais são quatro, três superiores e uma inferior. Depois, há os intocáveis, os dalits, que não estão em nenhuma casta e são completamente marginalizados, não obstante sejam 165 milhões.

São considerados portadores de impurezas e para evitar "contagiar" outras pessoas, para beber são forçados a não usar copos, mas as cascas de cocos ou as mãos. Não são considerados dignos de comer em pratos ou nas folhas, e devem fazê-lo diretamente a partir do chão ou sobre uma pedra, nem podem deixar marcas que podem ser pisadas por membros de uma casta superior.

Treze milhões de crianças são vítimas da exclusão social, forçadas a trabalhar para sobreviver. Muitas são vendidas por suas próprias famílias por menos de 1.000 rúpias (€ 13,15), especialmente as meninas, que são exploradas como empregadas domésticas, muitas vezes sofrendo abusos. As crianças que vivem abaixo da linha de pobreza, são 60 milhões. 47% das meninas são obrigadas a se casar antes dos 18 anos. No país, onde se registra a maior taxa de mortalidade infantil, a desnutrição crônica afeta 62 milhões de crianças.

FONTE: Agência Fides - 28/11/2014

Postar um comentário

0 Comentários