IAM da Diocese de Guarabira (PB) realiza encontro de avaliação e planejamento


No dia 13 de dezembro, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Guarabira (PB) realizou seu Encontro de Avaliação, Planejamento e Confraternização. O encontro aconteceu na Casa Comunitária das Irmãs da Congregação Maria Menina, na cidade de Alagoinha e teve como palestrante a coordenadora diocesana e assessora estadual da IAM, Ir. Sabrina Oliveira.

Com o intuito de celebrar a caminhada da Infância e Adolescência Missionária nas paróquias da diocese e pensar metas para o ano de 2015 se reuniram, entre crianças, adolescentes, coordenadores de grupo e assessores ao todo participaram 52 integrantes da IAM de todas as paróquias onde existem grupos da IAM na diocese de Guarabira, os participantes foram das cidades de Alagoa Grande, Alagoinha, Guarabira, Araçagi e Sertãozinho.

O encontro teve início às 8h30min com a acolhida das paróquias, em seguida se fez um momento de oração com a ajuda de integrantes da IAM de diversos grupos. Posteriormente os grupos da IAM de Alagoinha apresentaram um número de dança com a música “Jesus, meu amigo e companheiro”, após a apresentação a Ir. Sabrina fez a apresentação dos Relatórios diocesano e estadual da IAM, mostrando “o rosto da IAM na diocese de Guarabira e na Paraíba”.

O próximo momento foi o de os participantes se dividirem em cinco grupos, segundo as cores das lembrancinhas que receberam na acolhida, as cores dos continentes, para avaliarem a caminhada da IAM na diocese e planejar o que fazer no próximo ano, seguindo os seguintes passos: QUE BOM: Quais conquistas foram alcançadas? Quais pontos positivos se destacaram? QUE PENA: O que poderíamos ter feito melhor? O que não deu certo? QUE TAL: O que sugerimos para a IAM em 2015?


Após as discussões, cada grupo escolheu uma pessoa para falar em assembleia. Dentre os assuntos que mais se destacou foi o crescimento da IAM na diocese, o número de grupos que aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, o fato de a IAM ter pela primeira vez entrado na pauta da Assembleia Diocesana e de o Bispo D. Lucena ter convocado todos os padres a implantarem grupos da Infância e Adolescência Missionária.

Como pontos de dificuldades se destacou a ausência de alguns pais na vida das crianças e adolescentes da IAM e a falta de conhecimento das pessoas em relação a IAM. Como metas para 2015, se sugeriu por unanimidade que os grupos saiam mais em missão, sendo esse um dos principais meios, e o mais impactante, de tornar a IAM conhecida.


Durante o encontro houve sorteios de lembrancinhas a fim de dinamizar ainda mais a programação, além de favorecer a interação entre os participantes. Foi escolhido um grupo de animação, que iniciou os cantos durante o evento.

O término do encontro se deu por volta das 11h30min com uma confraternização, onde aconteceu a partilha dos alimentos e “a multiplicação” dos mesmos, todos cantando e festejando as conquistas do ano de 2014 para a IAM da diocese de Guarabira.

Leonardo Sousa
Secretário diocesano da IAM

Postar um comentário

0 Comentários