Acompanhe o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas


Está sendo realizado no auditório do Museu da PUC­ Minas em Belo Horizonte (MG) o 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. O evento conta com 260 seminaristas inscritos de todo o Brasil e mais de 300 participantes, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

O 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas vem sendo preparado há mais de um ano, com o lançamento de materiais de estudo, material visual, definição de temas e conferencistas e era aguardando com grande expectativa por seminaristas e formadores do Brasil, por apresentar um chamado renovado à Missão, um apelo da Igreja e uma constante exortação do papa Francisco. A programação gira em torno de quatro palavras motivadoras: caminho, encontro, conversão e envio como Igreja "em saída".


Os congressistas estão sendo acolhidos pelas famílias de cinco paróquias nas proximidades da PUC Minas. A organização tem também o apoio do Seminário Arquidiocesano, comunidades religiosas, alguns movimentos eclesiais e a Juventude Missionária (JM).

Estão na capital mineira, colaborando na organização do evento, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, membro da equipe de coordenação do Congresso; o secretário nacional da Obra da Propagação da Fé e Juventude missionária (JM), Guilherme Cavalli e o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros.

O diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti, acompanha todo o programa 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas.

Também marcam presença dom José Lanza Neto (Comire Leste 2), dom Leonardo Steiner, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte; padre Nivaldo dos Santos, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib); o seminarista João Luiz do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) e a Irmã Elsie Auzier Vinhote da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

O Congresso conta com uma equipe de coordenação e diversas equipes de trabalhos. O Conselho Missionário Regional (Comire) Leste 2 da CNBB, o Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Belo Horizonte, estão diretamente empenhados na organização. Na realização do evento as POM contam com a parceria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB); a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB; a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

"Os desafios da Missão para a formação  do missionário presbítero", foi o tema da primeira conferência do Congresso. Hoje (10), a programação iniciou às 08h, com animação e oração, composição da mesa e apresentação dos conferencistas, bem como, a saudação da CRB. A conferência, com dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial da CNBB, iniciou às 08h45.


Já a segunda conferência "Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero", com Marilza Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB), iniciou às 10h30.

Interpelações do papa 
O programa do sábado (11) inicia às 08h15 com animação e oração. A composição da mesa e apresentação dos conferencistas será a partir das 08h40, precedida pela palavra do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Em seguida, a  3ª conferência do Congresso abordará "As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero", com o cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB.

Às 10h30, inicia a 4ª. conferência "A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero", com o padre Estêvão Raschietti, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM).

"O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise)", será o tema da exposição do padre Jaime C. Patias (IMC), secretário nacional da Pontifícia União Missionária.  Em seguida, o congresso apresentará o testemunho dos seminaristas Anderson Costa Pereira (Nordeste); Fernando Paulo dos Santos (Leste 2); Josinaldo Plácido da Silva (Norte 1) e  Gilberto Silva de Fraga (Sul 3).

Padre Jaime C. Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, acredita que "o Congresso será um momento propício para refletir sobre a formação missionária dos futuros presbíteros, partilhar experiências, celebrar as graças recebidas e buscar novos caminhos para aprimorar a formação e as orientações da Igreja à luz da Palavra de Deus. Como fruto imediato, esperam-se o fortalecimento e a criação de Conselhos Missionários de Seminarista (Comises), experiências missionárias, além de outras iniciativas de formação para uma Igreja em saída”.

Postar um comentário

0 Comentários