Header Ads

Distrito recebe formação da IAM em Cuiabá-MT


Localizada a cerca de 30 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, a Paróquia Nossa Senhora da Guia recebeu neste final de semana, 24 e 25 de outubro, o encontro de formação para a criação de um novo grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

A paróquia fica no distrito que leva o mesmo nome de sua padroeira e existe a cerca de 280 anos, sua origem é indígena e carrega traços da cultura até hoje. Com quase cinco mil habitantes o número de crianças e adolescentes é grande, oportunizando um bom espaço para desenvolvimento da Pontifícia Obra.

Cerca de 23 pessoas entre adolescentes, jovens e adultos participaram dos dois dias de formação conduzidos pelo seminarista Michael Erlo, que faz trabalho pastoral na paróquia e por Andressa Gotardo, integrante da coordenação diocesana da IAM na Diocese de Sinop-MT.

Na oportunidade foram trabalhados os passos de implantação da IAM; as quatro áreas integradas; a realidade das crianças e adolescentes nos cinco continentes; as cores missionárias; como trabalhar com as crianças e adolescentes nos grupinhos de IAM entre outros assuntos. A missionária Aldenir Nunes que mora no distrito destacou que “as crianças e adolescentes têm muito que aprender com o carisma da IAM, os frutos de semearmos na infância o gosto pela missão e o amor ao próximo serão colhidos lá na frente.”

Algumas crianças acompanharam o fim de semana de formação, a intenção foi integrá-las a metodologia da obra para no final ter um feedback. A pequena Gabrieli de 6 anos, neta de uma das participantes da formação disse ao final que “não vê a hora de estar com outras crianças na Infância Missionária”. Luana Maria Barrozo de 10 anos falou que “ a IAM vai ser muito boa para o futuro das crianças. ”

O jovem Adilson Werlang, que participa de várias atividades na paróquia se sente feliz pela oportunidade de conhecer a Infância e Adolescência Missionária e acredita os resultados virão: “é importante trabalharmos desde cedo o espirito missionário nas crianças e adolescentes e a formação serviu também mas acender em nós que já caminhamos a chama missionária.”

A comunidade tem o apoio do pároco padre Wagner Stephan e o próximo passo é trabalhar com a divulgação da IAM no distrito.

Michael Erlo
Seminarista da Diocese de Sinop/MT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.