#GotasMissionárias: Evangelizar crianças? Pra quê?


Quando pensamos em evangelizar, automaticamente vem em nossa mente aquele lindo versículo em Mc 15,16 "Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura". É uma ordem de Jesus. Criatura significa indivíduo e indivíduo significa pessoa humana. Quem são elas? São os homens, mulheres, jovens, adolescentes, idosos e crianças. A criança é uma criatura e também deve ser evangelizada. Todos nós merecemos receber a Boa Nova da salvação, independente do nosso sexo ou cor.

A Palavra de Deus diz que nós já nascemos no pecado, que a nossa natureza já é pecaminosa, ou seja, quando uma criança fala uma "mentirinha", não foi porque ela aprendeu com o pai ou com a mãe, é porque nossa natureza já traz o pecado em si. Imagina se você fosse para a escola e de repente entrasse e a professora dissesse: "Bom dia! Hoje teremos aula de pecado. Primeira lição: Como contar mentira para os pais". Isso certamente não acontece, serve apenas para ilustrar que nós não aprendemos a pecar, o pecado já nasce conosco. Assim como diz o salmista no capítulo 51, versículo 5.

Nós temos que ter a consciência que nossas crianças também precisam conhecera Boa Nova da Salvação. Devemos evangelizá-las (Mt 18, 14). Quando Jesus diz que não é da vontade do Nosso Pai que nenhum destes pequeninos se perca, é porque eles estão em perigo. Quando você vai acender uma churrasqueira ou atravessar uma rua perigosa, certamente alguém vai te dizer: "tome cuidado!", isso quer dizer que você está correndo um risco. Assim também Jesus sabia que as crianças estariam correndo risco de se perder neste mundo e se contaminar com o pecado. Muitas crianças se perdem por falta de conhecerem uma pessoa que as evangelize.

Por que devemos evangelizar crianças? Porque estão em perigo e porque é uma ordem dada por Jesus, conforme afirma em Jo 21, 15 e em Mc 10, 14. Jesus dá tanta importância às crianças que nos manda ser como elas para herdarmos o Reino dos Céus. Devemos ser humildes e sinceros de coração, assim como as crianças, tanto que na Bíblia diz que é da boca dos pequeninos que sai o perfeito louvor, conforme Mt 21,16.

Muitos professores se sentem "amedrontados" quando dizemos que são evangelizadores também. Infelizmente somos vistos por alguns pais e até padres e lideranças pastorais como "babás", que "ficam" com as crianças para eles participarem da missa tranquilamente e não como catequistas ou assessores da Infância e Adolescência Missionária. Alguns pensam que ficamos na salinha brincando de contar historinhas, e este verdadeiramente não é nosso intuito, pois somos missionários enviados por Deus para propagar o Evangelho aos pequeninos, e esta visão cabe a nós mudarmos, através de nosso testemunho e oração, andando lado a lado com Deus. Não se preocupe com o que os outros vão pensar de você ou em buscar aprovação de reconhecimento do ser humano, pois a maior recompensa vem do alto. Que tal evangelizarmos as crianças que no presente assumem o seu protagonismo e no futuro construirão um mundo melhor?

De todas as crianças do mundo, sempre amigos.

Pe. André Luiz de Negreiros,
Secretário Nacional da IAM.
FONTE: Revista Missões - Março 2015

Postar um comentário

0 Comentários