#NovenaMissionária: 1º Dia - Campanha Missionária 2015


O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 17 e 18).

Missão é servir. Este é o tema escolhido para a Campanha Missionária 2015. O amor-serviço ao próximo está no centro da mensagem cristã. E isso quem nos ensina é o próprio Jesus, o Filho de Deus enviado para servir. “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44). Essa sabedoria é o lema da Campanha e nos lembra que, diante da tentação do poder e do prestígio, a Missão do cristão é serviço, entrega e doação.

O papa Francisco, em sua exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, afirma: “Na doação, a vida se fortalece; e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais” (EG 10). O papa insiste ainda em uma Igreja “em saída”, com as portas abertas, despojada para servir. Com esta Novena somos convidados a alargar os horizontes do nosso serviço até os confins do mundo.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, em colaboração com a CNBB e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina). Por isso são preparados alguns subsídios:
- o cartaz com o tema e o lema;
- o livrinho da novena missionária;
- a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões;
- uma oração missionária;
- um DVD com testemunhos missionários para cada dia da novena;
- orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro;
- envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões;
- marcadores de páginas.

Para uma Campanha bem sucedida é importante verificar se o material preparado pelas POM já chegou à diocese e se foi distribuído às paróquias e comunidades. Todos os subsídios também se encontram disponíveis para baixar no site das POM (www.pom.org.br). Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo.

Mês Missionário
O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 18). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações.

A cooperação missionária
A missão é de Deus pela qual somos chamados a colaborar. Os batizados receberam “a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus” e “de estabelecê-lo em todos os povos” (LG 5). Não podemos fugir dessa responsabilidade. Assim, “todas as Igrejas particulares, todas as Instituições e Associações eclesiais e cada cristão membro da Igreja têm o dever de colaborar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra” (CMi 1).

Em nossas comunidades na Igreja local, são apenas alguns os missionários e missionárias que partem para servir nas missões além-fronteiras. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal.

A cooperação missionária promove a participação do Povo de Deus na missão universal. Esta participação se realiza de três formas: 1) pela oração, sacrifício e testemunho de vida, que acompanham os passos dos missionários e das missionárias, mundo afora; 2) por meio da ajuda material dos projetos missionários: “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7); e principalmente, 3) colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. Sem missionários e missionárias não há missão.

Coleta Missionária
As ofertas feitas todos os anos no Dia Mundial das Missões tornam possível a cooperação missionária de cada cristão e da Igreja local na missão universal, ad gentes. Para ser verdadeira essa cooperação missionária deve alargar os horizontes da caridade a todos os povos da terra, pois o mandamento do amor cristão não será completo se não incluir os que estão longe como irmãos e irmãs mais queridos.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários