#NovenaMissionária: 2º Dia - Missão da Igreja na Sociedade


O Decreto Ad Gentes do Concílio Vaticano II afirma que “toda a Igreja é missionária e a obra de evangelização, o dever fundamental do Povo de Deus” (AG 35). “A Igreja peregrina” é “missionária por natureza” (AG 2): essa é sua vocação própria, sua identidade mais profunda (cf. EN 14), sua razão de ser, sua essência estruturante e seu serviço à humanidade (cf. DP 1145; RMi 2). Dizer Igreja é dizer missão: “a Igreja nasce da missão e existe para a missão” (DGAE 2011, 76). A Campanha Missionária nos lembra que “Missão é Servir” a humanidade.

Como Jesus que lavou os pés dos seus discípulos, pondo-se de joelhos diante dos outros, assim o cristão vai ao encontro das pessoas acolhendo-as em suas dores e sofrimentos. Em gestos e mensagens, o papa Francisco mostra que a comunidade dos fiéis, os cristãos, é uma Igreja “em saída”. Que “sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos”.

No encontro com os Movimentos Populares, em outubro de 2014, o papa afirmou: “nenhuma família sem moradia, nenhum agricultor sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”. E acrescentou: “o amor pelos pobres está no centro do Evangelho. Terra, teto e trabalho são direitos sagrados. Reivindicar isso não é nada raro, é a doutrina social da Igreja”. Atendendo ao chamado de Deus, muitos missionários e missionárias, colocam-se a serviço da missão.

Preces
- Deus da esperança, despertai em nós a solidariedade com as pessoas que se encontram privadas de seus direitos fundamentais em todo o mundo.
- Libertai Senhor tantos irmãos e irmãs escravizados pelo mercado de consumo que só visa lucro e não o bem das pessoas e da sociedade.
- Para que, alimentados pela Palavra de Deus como Igreja missionária, sejamos no mundo um sinal profético de igualdade, justiça e paz.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários