Sugestões para a celebração do Dia Mundial das Missões


O Mês Missionário tem sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 18). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. A inspiração vem do mandado de Jesus para anunciar a Boa Nova entre todas as nações. Além das ofertas, a Campanha Missionária nos convida a rezar e a refletir sobre a nossa missão no mundo. Sugerimos um roteiro de celebração para ajudar nossas comunidades à refletir, rezar e colaborar com as Missões além-fronteiras.

29º Domingo do Tempo Comum - 18/10/2015
(Is 53,10-11; Sal 32; Hb 4,14-16; Mc 10,35-45)

PREPARAÇÃO
- Enfeitar a igreja com as cores dos cinco continentes: verde (África), amarelo (Ásia), azul (Oceania), branco (Europa) e vermelho (América);
- Se possível, as velas do altar também sejam destas cores ou em um vaso com arranjos coloridos;
- Em lugar de destaque, colocar o cartaz da Campanha Missionária 2015, o mapa múndi ou globo terrestre e as imagens dos padroeiros das Missões (São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus), que entrarão na procissão de entrada.

MOTIVAÇÃO INICIAL
Animador: Celebramos o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que deu a vida por todos. Contudo, a maior parte da humanidade não conhece essa Boa Nova. Jesus nos ensina: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44). Nenhuma ambição terrena move a Igreja, mas a continuação da obra de Cristo que veio para servir, e não para ser servido (cf. GS 3). Hoje é o Dia Mundial das Missões: “Missão é servir”. A cooperação missionária é tarefa da Igreja local porque a missão ad gentes é dever de todo o Povo de Deus. A coleta feita neste final de semana é uma forma de participar das obras missionárias em todo mundo. Sejamos verdadeiros discípulos missionários.

ATO PENITENCIAL
Animador: Pelo Batismo Jesus nos fez anunciadores e testemunhas do seu Evangelho. Após mais de 2000 anos a realidade do mundo é este:
- A África conta só com 13% de católicos,
- A América com 63%,
- A Ásia apenas com 13% de católicos;
- A Europa com 40% de católicos e
- A Oceania 26%.
Diante desta realidade pedimos perdão.
Canto: Piedade, Piedade, Piedade de nós! (bis)

Animador: Olhando também a realidade do Brasil, podemos ver uma multidão de irmãos que gritam por mais justiça, que são enganados pelas seitas, pelos Governos; que estão ainda e separa do anúncio da Boa Notícia. O que fiz, o que faço, e, o que farei por estes meus irmãos? Por tudo isso, pedimos!
Canto: Piedade, Piedade, Piedade de nós! (bis)

Animador: Em nossa comunidade, encontramos rostos e línguas de vários países: feições sofridas de pais, de mães, jovens e crianças. O amor de Deus por eles é infinito e por todos eles, Jesus deu a vida. Como seguidoras de Cristo, de que modo somos sinais visíveis deste amor de Deus entre eles?
Canto: Piedade, Piedade, Piedade de nós! (bis)

PROCISSÃO DA BÍBLIA
- Enfeitar a Bíblia a ser levada em procissão até o ambão. Seria conveniente uma música coreografada durante a entrada da Bíblia;
- Outra alternativa: colocar as crianças da Infância e Adolescência Missionária (ou da Catequese) enfileiradas ao longo do corredor central da igreja, tendo fitas coloridas amarradas nos pulsos. A Bíblia passa de mão em mão, é beijada pelas crianças e chega ao ambão. Durante as leituras as crianças podem ficar em volta, com velas coloridas nas mãos (ou juntas segurando o globo terrestre).

ORAÇÃO DOS FIÉIS
Celebrante: “Missão é servir” e Jesus nos dá o exemplo. “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate para muitos” (Mc 10, 44-45). Apresentemos a Deus nossos pedidos, dizendo: Senhor, ensina-nos a servir.
1. Deus de amor e misericórdia, protegei a vossa Igreja, chamada a “fazer discípulos todos os povos”, para que continue fiel na missão de servir com ousadia até os confins da terra, rezemos.
2. Acompanhai com o vosso Espírito consolador todos os missionários e missionárias que deixam a família e a Pátria na alegria de servir na missão além-fronteiras, para que nunca lhes faltem o entusiasmo e esperança, rezemos.
3. Suscitai em nossas comunidades vocações missionárias dispostas a servir na missão em todos os continentes, especialmente onde Cristo ainda não é conhecido e amado, rezemos.
4. Abençoai com sabedoria a nossa Pátria, os governantes e todas as lideranças a serviço da sociedade, para que administrem o bem comum com honestidade e justiça, rezemos.
5. Iluminai a nossa comunidade para que, neste Dia Mundial das Missões, saiba fazer sua oferta com generosidade em favor das obras missionária em todo o mundo, rezemos.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém

APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS
- Trazer alguns símbolos missionários, como: o cartaz da campanha, o texto da novena, um par de sandálias, uma sacola de tiracolo, algum objeto típico dos continentes, os cofrinhos missionários das crianças e jovens e os envelopes da coleta. Não se esqueça que esta coleta ajuda a Igreja a sustentar os missionários espalhados pelo mundo, geralmente em situações bem precárias.

ABRAÇO DA PAZ
- Cinco pessoas representando os continentes (através de túnicas, camisetas coloridas, roupa típica, ou uma faixa escrita o nome de cada continente), receberão a paz do celebrante que diz:
Celebrante: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Todos: O amor de Cristo nos uniu.

Celebrante: Paz a você ÁFRICA!
Animador: Terra de um povo alegre. A tua cultura possa ser instrumento de evangelização.

Celebrante: Paz a você AMÉRICA!
Animador: Terra de entusiasmo! Que teus ideais de fraternidade construam uma Igreja Missionária.

Celebrante: : Paz a você EUROPA!
Animador: Terra de antiga tradição cristã. Não canse de viver e defender os valores dos antepassados.

Celebrante: Paz a você OCEANIA!
Animador: Terra de muitas ilhas, povos e belezas. A tua Igreja, fundada por leigos, seja exemplo para o mundo.

Celebrante: Paz a você ÁSIA!
Celebrante: Terra de grandes valores espirituais. Seja apóstolo destes mesmos valores.

Celebrante: Paz a vocês todos irmãos! (Todos se cumprimentam)

DICAS
- Se possível, convidar um missionário(a) para dar testemunho do seu trabalho além-fronteiras, ou ainda, ler o testemunho de algum missionário.
- O envio em missão, nos ritos finais deve motivar a comunidade a assumir com maior entusiasmo sua vocação missionária dentro e fora da Igreja.
- Distribuir uma lembrancinha do Dia das Missões aos participantes da Missa ou celebração. Pode ser confeccionada pelas próprias crianças.
- O globo (assim como as túnicas) podem ser confeccionados usando uma grande bola de plástico, revestida de tnt azul claro (oceanos) e com os continentes feitos de tnt colorido e colado com cola quente ou mesmo alfinete. Fica barato e eficaz.

Postar um comentário

0 Comentários