#NovenaMissionária: 9º Dia - Juventude Inquieta e Solidária


Chegamos ao final da nossa Novena. Hoje, nossa reflexão é dedicada às juventudes. A missão de refletir e trabalhar com a juventude nos desafia. A Igreja tem muitas atividades que envolvem as juventudes, com destaque para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada a cada três anos; a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), celebrada no Domingo de Ramos; e o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no último domingo de outubro, exceto em ano eleitoral. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985 e acontece em todos os estados com o objetivo de construir espaços de participação, para pensar uma nova sociedade. O tema deste ano é “Juventude construindo uma nova sociedade”.

Especificamente sobre a missão ad gentes além-fronteiras, a Pontifícia Obra da Propagação da Fé desenvolve um trabalho com a Juventude Missionária (JM), presente em todos os estados do Brasil. Os grupos seguem o carisma das Obras Pontifícias e uma metodologia que inclui quatro áreas integradas (ver, julgar, agir e celebrar). O caminho formativo do jovem missionário tem como primeiro passo o convite pessoal de Jesus. Para isso, o jovem segue um itinerário conhecido como Jornada do Jovem Missionário (JJM). Em seu percurso, o jovem missionário é educado na fé a ter um verdadeiro encontro com o anúncio de Jesus de Cristo a partir da realidade e, assim, dar seguimento à missão. O subsídio encontra-se disponível no site (www.pom.org.br). Os jovens cristãos não podem perder a referência da missão ad gentes (aos povos). O anúncio do Evangelho em situações mais difíceis precisa de jovens generosos, capazes de arriscar a própria vida na missão.

Preces
- Senhor, despertai em nossas famílias e comunidades vocações jovens para atender às necessidades da missão no mundo, rezemos.
- Ó Deus, protegei os nossos jovens da violência, do consumismo, da alienação, do preconceito e das drogas, rezemos.
- Ao agradecermos a Deus pelos 10 anos de articulação da Juventude Missionária no Brasil, rezemos pela perseverança dos grupos em sua missão solidária.
- Para que a celebração do Dia Nacional da Juventude fortaleça os jovens na sua missão de serem fermento de transformação da sociedade, rezemos.

Oração do Mês Missionário
Pai de infinita bondade, que enviaste Jesus Cristo para servir, ilumina, com o teu Espírito, a Igreja discípula missionária para testemunhar o Evangelho a partir das periferias e, com a proteção de Maria servidora, manifestar o teu Reino em todo o mundo. Amém

Postar um comentário

0 Comentários