Encontro de Implantação da IAM em São Paulo


No dia 27 de fevereiro, a equipe da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Sul1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou um encontro de Implantação, no Centro de Formação Pastoral Frei Galvão, na Região Episcopal Santana da Arquidiocese de SP. O encontro foi assessorado por Claudia Maria e Geize Costa, membros da equipe estadual da Obra.

Após uma calorosa acolhida, com café-da-manhã comunitário, as atividades iniciaram com a leitura e reflexão da “Parábola do Semeador” (Lc 8, 4-15), preparando o terreno para receber a semente IAM.

Além da apresentação da história, do carisma e dos 12 passos para a implantação da Obra, o encontro foi marcado por dinâmicas, conversas, músicas, partilha de experiências de grupos da Colômbia e do Chade e testemunhos emocionantes.

Os participantes foram levados à refletir sobre o valor que dão à Bíblia, enquanto católicos, reforçando a importância de ler, estudar e estar em constante contato com a palavra de Deus.

A palavra “difícil” foi inspiração para Maria das Graças Mendes, coordenadora da Sub-Região SP1, que ressaltou a importância da oração para mante perseverante diante das dificuldades encontradas pelo caminho, sustentando um dos trechos lidos anteriormente: “Ser missionário significa ignorar os confins, ir além. Este é o nosso carisma”, ressaltou a coordenadora.

"Durante o encontro também foram apresentados os desafios e dificuldades, mas o encantamento pela proposta e objetivos da IAM com certeza os superarão. Esperamos em breve entrar em contato novamente, desta vez para compartilhar a nossa própria experiência de implantar a IAM no nosso colégio e, quem sabe, nas comunidades onde participamos.", partilhou Maria José, catequista do Colégio Regina Mundi.

“União”, “semente”, “protagonismo”, “criança”, “inspiração”, “persistência” e “compromisso” foram algumas das palavras usadas para descrever o encontro, que se encerrou com todos de mãos dadas rezando uma Ave Maria.

A equipe espera que cada participante, que foi terreno e recebeu a semente IAM, seja solo fértil, dê frutos, espalhe e cultive suas sementes, para que cada vez mais crianças e adolescentes sejam missionários, conheçam e se comprometam com a grande missão que Jesus nos deixou.

O encontro contou com a participação de 28 pessoas, das Regiões Episcopais Belém, Ipiranga e Santana e das dioceses de Santos e Guarulhos.

Postar um comentário

0 Comentários