IAM e JM promovem primeira missão na diocese de Coroatá (MA)


A primeira missão da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) da diocese de Coroatá (MA) reuniu crianças, adolescentes e jovens, na comunidade Pitomba II, município de Cantanhede(MA). A missão diocesana teve como tema “A serviço da missão universal” e como lema “Assim como o Pai me enviou, também Eu envio a vós” (Jo 20,21).

As atividades da missão, realizada de 6 a 8 de maio, tiveram início com o acolhimento. As famílias acolheram os jovens vindos de várias paróquias e em seguida houve apresentação dos missionários e animação.

O dia de visitas começou com a celebração da missa de envio dos jovens missionários, que foram divididos em cinco equipes e seguiram para as comunidades vizinhas: Fumaça, Associação, Pitomba I, São Domingos e Taquera.

A jovem Rita de Cássia, da paróquia Nossa Senhora dos Remédios, município de Timbiras (MA), participou pela primeira vez da missão diocesana. “A missão em si foi ótima, foi muito gratificante ouvir os relatos de vida de diversas pessoas. Muitas delas me fizeram chorar e refletir. Essa minha primeira missão vai ficar para sempre na memória”, explicou Rita.

Ao final do dia cada equipe de missionários organizou atividades missionárias com a comunidade visitada. Foram realizados terço missionário e celebração da palavra em cada comunidade.

A troca de experiências com as famílias acolhedoras foi marcante para a jovem Jaqueline, da Comunidade Colombo, cidade de Itapecuru – Mirim (MA). “Essa missão me marcou muito, de forma especial uma família bem humilde com sete filhos. A mãe tinha problemas mentais e o pai já era idoso, mas o que ficou mais forte foi a alegre acolhida dessa família diante de todos os desafios vividos”.

Na noite cultural a animação ficou por conta dos jovens, que promoveram dinâmicas, danças, cantos, gincanas, concursos e uma pequena partilha.

No domingo, o dia iniciou com os testemunhos missionários, cada grupo que saiu em missão testemunhou o que aconteceu nas visitas. Muito emocionado, o jovem Alano, da paróquia Nossa Senhora das Dores, em Itapecuru- Mirim (MA), fez um testemunho que levou muita gente às lagrimas.

Nossa equipe conheceu uma mulher que tinha vários problemas de saúde e não podia fazer muita coisa por conta das doenças. O filho se casou e depois se separou e ela teve que cuidar dos 6 netos e nunca reclamou de nada, sempre aceitou o que aconteceu [...] é nessas horas que a gente reflete que sempre reclamamos da vida enquanto existem pessoas que vivem sua realidade sem reclamar de nada”.

A missão foi encerrada com a celebração do dia das mães, onde os jovens e adolescentes missionários foram enviados às suas paróquias, com o coração repleto de gratidão mas conscientes dos desafios que a missão proporciona.

Com informações da JM, Diocese de Coroatá (MA)

Postar um comentário

0 Comentários