Crianças e adolescentes celebram a 4ª Jornada Nacional da IAM em Nova Olinda (TO)


Cerca de 300 crianças e adolescentes da região sul da diocese de Tocantinópolis celebraram no dia 29 de maio, a 4ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, em Nova Olinda (TO). As crianças também comemoravam os 173 anos de fundação da Obra.

Com muita animação e disposição, as caravanas das cidades circunvizinhas chegavam na Paróquia de São Pedro Apóstolo para festejar a caminhada missionária e, envolvidos pelo tema “IAM do Brasil a serviço da missão na Europa”, as crianças rezaram pela realidade europeia, principalmente pelos refugiados instalados nesse continente.

A programação iniciou com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Giovane de Melo e concelebrada pelo pároco da comunidade, padre Edivaldo. Durante a missa os pequenos missionários renovaram seus compromissos missionários, através da consagração. Ao final, as crianças encenaram a coroação de Nossa Senhora.

Saber que tem crianças e adolescentes espalhados pelo mundo inteiro, que com alegria, criatividade, simplicidade de criança, estão evangelizando outras crianças é muito bonito. Isso faz muito bem, nos enche o coração de esperança no sentido de que o nosso mundo tem jeito e ele pode começar de um modo talvez menos esperado, não pelos adultos, mas pelas crianças”, refletiu Dom Giovane.

O bispo ainda falou sobre o protagonismo da IAM na diocese, sendo uma das prioridades do seu pastoreio. “Eu acredito que uma experiência como essa fortalece as iniciativas paroquiais, nas comunidades, através dos grupos de base, e, serve também, de referencial e farol para as outras paróquias que ainda não têm ou que ainda não valorizam suficientemente o trabalho de evangelização das crianças, através delas próprias”, finalizou.

Durante a jornada houve, além da missa, oficinas abordando temáticas da realidade como exploração sexual de crianças e adolescentes, redes sociais, afetividade, meio-ambiente, violência e bullying.


Para a adolescente Mauricelia Martins a jornada reacendeu o espírito missionário das crianças e adolescentes. “A quarta jornada foi muito produtiva, não só para mim, mas tenho certeza que para todos os participantes, pois nos reunimos como missionários para evangelizar, brincar e também aprender coisas novas. Um encontro maravilhoso, onde nos reunimos em oração pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro, especialmente pelas da Europa”, enfatizou Mauricelia.

No período da tarde aconteceu a gincana, tendo como vencedora a equipe da Europa. A Oceania ficou em segundo e, em terceiro, a Ásia. Após a gincana, os pequenos missionários saíram em missão porta-a-porta na comunidade, terminando a programação com uma caminhada até o local do encontro.

O encontro teve assessoria do coordenador diocesano da IAM, Maurício Martins, de monitores tanto da IAM quanto da Juventude Missionária e membros da comunidade de Nova Olinda.


Postar um comentário

0 Comentários