Encontro de formação reúne líderes infantis e adolescentes da diocese de Humaitá (AM)


A Infância e Adolescência Missionária (IAM) promoveu encontro de formação de líderes infantis e adolescentes, na diocese de Humaitá (AM). O evento teve a presença de 34 pessoas entre crianças, adolescentes e assessores da IAM.

Participaram representantes das comunidades Nossa Senhora do Carmo e São José, da paróquia São Francisco, e das comunidades Santo Antônio e Divino Pranto, da paróquia Imaculada Conceição.

O encontro, realizado no dia 11 de setembro, no salão diocesano da Cáritas, foi aberto pelo coordenador diocesano da IAM, Silvio Carlos. Ele abordou diversos temas, entre eles, história e carisma da IAM; evangelização das crianças; cofrinho e compromisso das crianças missionárias. A palestra teve apresentação de vídeos para melhor compreensão dos temas.

Os participantes foram divididos em cinco grupos, representados pelas cores dos cinco continentes. Nos trabalhos de grupos foram realizadas trocas de experiências missionárias e dinâmicas.

Depois de refletirem sobre o perfil da criança missionária e fundamentos da missão, os grupos apresentaram as conclusões em plenária. No intervalo entre as apresentações dos grupos, foi exibido o vídeo da Campanha Missionária 2016.

As irmãs Elizabete, Ivonete e Fátima, apresentaram a metodologia da IAM, abordando as quatro áreas ver, iluminar, agir e celebrar; falaram sobre o perfil da criança coordenadora da IAM e dos padroeiros da IAM.

Na avaliação final do encontro os participantes elogiaram o evento e pediram que o mesmo fosse realizado de duas a três vezes ao ano. Em seguida a assessora da IAM da comunidade Santo Antônio, Maricelia, agradeceu a participação dos assessores. “Estou muito feliz, vi nos rostos das crianças e adolescentes o brilho da felicidade. O interesse de cada um ao deixar as famílias, o lazer ou passeio, para estar no encontro. Acredito que todos que participaram ganharam muito aprendizado, nós nos enriquecemos com os temas que foram trabalhados de forma criativa”.

O encontro foi encerrado com a oração final rezada pelas crianças e as coordenadoras paroquiais da IAM, Marlúcia Barros e Rafaela Vieira.

Com informações da IAM, Diocese de Humaitá (AM)

Postar um comentário

0 Comentários