Brincadeiras do mundo todo


Finalmente as férias chegaram e não há programa melhor para este período do que brincar. As crianças, espalhadas por todo o mundo, tem características e culturas diferentes, mas em uma coisa são semelhantes que é a capacidade de brincar. A Garotada Missionária fez um levantamento de como se divertem as crianças de outros países; algumas brincadeiras são já conhecidas aqui no Brasil, outras nós podemos aprender e repetir com nossos amigos. Confira:

01. Alemanha - Esconde-esconde ao contrário
Apenas uma criança irá se esconder e todas as outras irão procurar. Quem encontrar a criança se une a ela na próxima rodada e ficará junto com ela no esconderijo, enquanto os outros a procuram. E assim vai até que sobre apenas uma criança para procurar as demais, essa criança será a próxima a se esconder e, dessa maneira, o jogo recomeça.

02. Austrália - "Que horas são, Seu Lobo?"
Uma criança será o lobo e ficará de costas para as outras, afastado cerca de 15 metros. As outras crianças começam a perguntar que horas são ao lobo. O número de horas dito pelo lobo é o número de passos que as crianças devem dar em sua direção. Assim, cinco horas são cinco passos, oito horas são oito passos. Quando as crianças estiverem bem perto do lobo, ele se vira e diz: “Hora do jantar!” e tenta pegar as outras crianças. Quem for pego será o próximo lobo.

03. Colômbia - Pare
Uma das crianças lança uma bola para o alto e grita o nome de outra que estiver na brincadeira. Esta tem de tentar apanhar a bola antes que ela toque no chão. Se conseguir, repete-se o processo. Senão, assim que a pessoa a pegar, deve gritar "pare", o que obriga todos a pararem de correr, dar três longos passos em direção ao mais próximo e atirar a bola nele.

04. Egito - Silêncio é ouro
Forma-se uma grande roda. Em seguida, é escolhido o líder, que deve começar a fazer cosquinhas ou careta para o companheiro do lado. Este faz o mesmo para o seguinte, e assim sucessivamente. Quem der risada ou fizer algum barulho, perde o jogo.

05. Gana - Da Ga
Marque uma área do chão para ser a casa da serpente. A criança que será a serpente ficará dentro de sua casa e as outras crianças circulam pelo espaço restante e chamam a serpente. A serpente deve sair e tentar pegar as crianças. Quando agarra alguma, essa fará parte da serpente e volta para a casa com ela de mãos dadas. E assim vai sucessivamente, a serpente vai aumentando de tamanho à medida que pega mais crianças. Se durante a correria a serpente se romper, as crianças que formam a serpente devem voltar correndo para sua casa.

06. Itália - Mora
O significado do nome deste jogo é justamente dedos. Duas pessoas, uma de frente para a outra, escondem as mãos atrás das costas. Ambos pensam qual a quantidade de dedos que o oponente vai mostrar. Depois chutam, no momento em que apresentam as mãos, quanto vai ser a somatória destes com o próprio número que irá se indicar. Quem acertar é o ganhador.

07. Japão - Janken Pon
As crianças brasileiras conhecem bem esta brincadeira. Depois de gritar "jan", "ken" e "pon", se deve fazer um gesto que represente papel, pedra ou tesoura. O papel embrulha a pedra, a tesoura corta o papel e a pedra quebra a tesoura. Os coreanos, porém, vão além. O vencedor deve gritar "atchi muite hoi", que quer dizer "olhe para este lado". Se o oponente virar o rosto para o mesmo lugar apontado, ele perde definitivamente o jogo. Senão, é determinado empate.

08. Paquistão - Oonch Neech
É um jogo de pega-pega com algumas peculiaridades. O pegador tenta apanhar os outros participantes, mas estes podem fugir subindo em algum lugar mais alto. Valem árvores, cadeiras e muros, entre outros. Detalhe: a tradução do nome da brincadeira é "em cima e embaixo".

09. Suíça - Eu espio algo
Esta brincadeira é bastante apreciada pelas crianças mais novas. O líder escolhe um objeto na sala e diz a frase: "eu espio algo", fornecendo algum detalhe, como cor ou forma. Os outros participantes tentam então adivinhar o que é, fazendo perguntas. Pistas indicando se as suposições estão ou não corretas são dadas por meio da resposta do líder (quente, muito quente, frio, muito frio e morno).

10. Taiwan - Apanhe os pintinhos
Trata-se de um popular jogo de pega-pega de Taiwan. Primeiro, determina-se quem será a águia, a galinha e os pintinhos. A águia tem de se esforçar para apanhar os pintinhos, que são defendidos a todo custo pela galinha. Aquele que for apanhado, perde e será a ave na próxima rodada.

FONTES: Guia dos Curiosos e IBGE

Postar um comentário

6 Comentários