IAM no estado de Pernambuco intensifica formação de assessores


A Infância e Adolescência Missionária (IAM), do estado de Pernambuco, promoveu mais um encontro de aprofundamento para assessores de grupos. A formação realizada neste final de semana, dias 17 a 19 de março, no seminário São José, em Garanhuns (PE), cidade a 300 quilômetros de Recife, teve como tema: “Infância e Adolescência Missionária testemunhando a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.

As reflexões giraram em torno do primeiro capítulo do Texto-base do 4° Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado em Recife nos dias 07 a 10 de setembro deste ano. O estudo foi assessorado pela irmã Patrícia Souza, secretária nacional da IAM e pelo coordenador estadual da IAM, o jovem Marcos Santana.

Irmã Patrícia explicou que o Texto de estudo do Congresso reflete sobre sinodalidade e comunhão e apresenta “a sinodalidade que significa caminhar juntos, não somente como um método, mas também conteúdo da evangelização”. Nessa perspectiva, “no decorrer do encontro, os assessores foram desafiados a refletir sobre como a IAM vem caminhando junto com a Igreja local que se coloca em saída. Como isso a IAM é interpelada sobre qual saída tem apontado com sua vivencia nas comunidades em que está inserida”, relatou Irmã Patrícia e destacou o documento de Aparecida (n. 29) citado no Texto-base do 4º CMN. “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria”.

De fato, “precisamos ser uma Igreja itinerante em saída. Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário” (EG 80).


Participaram 42 assessores que atuam na arquidiocese de Olinda e Recife e nas dioceses de Garanhuns, Pesqueira e Nazaré da Mata. “O encontro nos deixou a mensagem que devemos persistir sem nunca desistir”, avaliou Genefe Marília, assessora da IAM na paróquia São José, diocese de Pesqueira.

Jacyneide Mary, gostou da troca de experiência, do conteúdo trabalhado pela irmã Patrícia e do entusiasmo e interação do grupo. Ela trabalha com a IAM na paróquia Senhor Bom Jesus dos Remédios em Panelas, na diocese de Garanhuns. “Vou levar do encontro mais motivação pois ficou uma mensagem que a alegria do Evangelho em nossos corações deve irradiar a todos iluminando a realidade que nos cerca”.

Com informações da IAM de Pernambuco.

Postar um comentário

0 Comentários