Teatro: Francisco e a irmã Amazônia


O teatro que apresentamos foi publicado no site da Revista Audácia, de Portugal, pode ser lido ou representado e está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Adaptado da série radiofônica 'Laudato Si’ da Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), que você pode ouvir em http://zip.net/bttm7m

A série LAUDATO SI’ é uma adaptação radiofônica da ideia central que transpassa a encíclica do Papa Francisco: as mudanças climáticas estão arruinando a Mãe Terra e suas terríveis consequências prejudicam todos os seres vivos, especialmente os homens e mulheres empobrecidos por um sistema que já não se sustenta.

A ficção literária é que Francisco de Assis, que cantou ao irmão Sol e à irmã Água e que falava com as criaturas de Deus, tem agora a oportunidade de conversar com o Ar, os Peixes e os Pássaros, e também com o Ouro, o Milho Transgênico e a Chuva Ácida e com tantas criaturas que são cada vez mais afetadas pela irresponsabilidade dos seres humanos e suas empresas depredadoras do ambiente.

Personagens: Francisco de Assis, Onça, Arara, Preguiça, Boto-cor-de-rosa, Anaconda, Macaco-Esquilo, Formiga Marabunta, Motosserra.

FRANCISCO: Olá, irmãos. Estou na Amazônia. Dizem que é perigosa. Mas os animais são meus amigos. Se falei com um lobo na Itália, porque não posso falar aqui com…

ONÇA: (ruge)…

FRANCISCO: Olá! Quem é você? Não me assustas, porque todas as criaturas de Deus são boas. Bem… Admito! Aquela que fez Deus dizer que a criação era muito boa, isto é, nós, os humanos, somos más criaturas…

ONÇA: Eu sou a Onça.

FRANCISCO: Oh! E quem é você que, enquanto voa, parece um arco-íris?

ARARA: Sou a Arara.

FRANCISCO: E você, quem é, que desce lentamente da árvore e tem unhas enormes?

PREGUIÇA: Eu sou a Preguiça.

FRANCISCO: Que maravilha de criaturas! E você, que salta no rio e tem a pele rosada?

BOTO-COR-DE-ROSA: Sou o Boto-cor-de-rosa. Só aqui você pode me encontrar.

FRANCISCO: E você?

ANACONDA: Eu sou a Anaconda, a maior cobra do mundo.

MACACO-ESQUILO: Eu sou o Macaco-Esquilo, o mais brincalhão da selva.

FORMIGA: E nós somos as formigas Marabuntas!

FRANCISCO: Venham, venham todos, grandes e pequenos, os que voam, os que nadam, os que correm… Eu quero partilhar com vocês algo que aprendi nestes dias…

ONÇA: Diz, irmão Francisco, somos todos ouvidos…

FRANCISCO: A vida é um dom de Deus, certo? Um dom dado continuamente há milhares de milhões de anos. Mas que também exige cuidado. A floresta, por exemplo, cuida do ar que respiramos; a chuva, os rios, os mares, as nuvens, tratam da água; os solos alimentam as florestas e todos os seres vivos… Todas as criaturas são cuidadoras e objeto de cuidados de outras criaturas. É maravilhoso! Todos estamos conectados, todos dependemos uns dos outros. A vida é como um fio que nos liga a todos. E, aqui está a questão: se alguém rompe o fio… Hã?!… Que barulho é este que estou ouvindo?

ARARA: São motosserras.

MOTOSSERRA: Somos máquinas que cortam as árvores. Somos uma das tantas espécies de máquinas do crescimento econômico! A Oeste, há outras máquinas a extrair petróleo. A Leste, há máquinas que escavam minas de ouro, cobre e ferro. No Sul, há máquinas que cultivam os campos de soja e de palma. E, no centro, há maquinaria em megaprojetos hidroelétricos. Tomamos posse da Amazônia. E daqui ninguém nos tira!

ONÇA: Ouviu, Francisco! Acham-se donas e senhoras destas terras!

ANACONDA: E, além de matar animais e plantas, também assassinam e expulsam os teus irmãos humanos. Na Amazônia vivem 400 povos indígenas em harmonia com a Natureza. A situação é grave: se a destruição causada pela atividade humana continuar ao ritmo atual, em quarenta anos, não haverá mais floresta tropical. Restará savana pontilhada com bosques… e poucos seres vivos atuais sobreviverão.

FORMIGA: O que podemos fazer, irmão Francisco? Orienta-nos!

FRANCISCO: Líderes indígenas, ambientalistas, missionários corajosos, o Papa Francisco… uma multidão imensa de homens e mulheres, crianças, jovens e adultos guardiães da Criação estão empenhados na defesa da nossa Mãe Terra. Juntemo-nos todos por um objetivo comum, seguindo o lema "Um por todos e todos por um!"

FONTE: Audácia

Postar um comentário

0 Comentários