Comunidades de Recife (PE) acolhem missionários de todo o Brasil para 4º Congresso Missionário Nacional


Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, e o lema: “Meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 47), a arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, iniciou no dia 1 de setembro, a Semana Missionária em suas oito regiões episcopais. A iniciativa que se estende até o dia 6, visa intensificar a preparação da arquidiocese que acolher o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN), nos dias 7 a 10 de setembro.

Além dos missionários e missionárias locais, participam dessa Semana especial, vários delegados de todo o Brasil inscritos para o 4º CMN que acabam de chegar em Recife. Entre eles se encontra o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim. Os participantes estão sendo acolhidos pelas famílias das paróquias locais.


Caminhada marca abertura da Semana Missionária
A paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, região metropolitana de Recife (PE), acolheu na noite da última sexta-feira, 1º de setembro, as forças missionárias das paróquias da região episcopal do Cabo e vários delegados ao 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN), vindos de todo o Brasil.

A celebração marcou o início da Semana Missionária que acontece nas oito regiões episcopais da arquidiocese de Olinda e Recife. A missão que antecede o Congresso começou com uma alegre caminhada durante a qual era notável a emoção dos fiéis que, empunhando bandeirinhas e acenando entoavam o refrão do hino do 4º Congresso Missionário Nacional a ser celebrado nos próximos dias 7 a 10: “Tudo com missão, nada sem missão!”

A caminhada contou com a presença do monsenhor Josivaldo Bezerra, do Vicariato Episcopal do Cabo, padre Josenildo Tavares, coordenador aquidiocesano de Pastoral e padre Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), além de várias padres convidados.

“A realização dessa Semana Missionária na arquidiocese de Olinda e Recife é um diferencial nesse Congresso”, observou padre Maurício. “As pessoas de todo o Brasil que estão chegando a Recife são acolhidas pelas famílias e inseridas na programação. É visível o envolvimento do povo de Deus das comunidades e o ardor missionário nos diferentes sujeitos da missão. O hino do Congresso cantado por todos marca a temática da alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, complementou o diretor das POM responsável pela organização de todo o Congresso.

Para a senhora Graça, da paróquia Nossa Senhora da Apresentação, “poder participar da Semana Missionária é motivo de muita alegria e renovado ardor”.

O pequeno Artur Vinícius, integrante do grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, está feliz em poder acolher as crianças. “Expresso aqui minha alegria em participar da Semana Missionária e em acolher todos as crianças da IAM que vieram das demais paróquias, participar conosco deste grande momento”.

A multidão seguiu caminhando até a Praça dos Eucaliptos onde foi celebrada a missa de abertura oficial da Semana Missionária. “A Igreja que o papa Francisco deseja é a Igreja do Evangelho, é a Igreja que nasceu para ser missionária”, recordou o padre Josenildo Tavares, durante a homilia. Ele lembrou aos participantes, o compromisso de todos com a missão.


Ao presidir a missa, monsenhor Josivaldo Bezerra, recordou que a Igreja existe para a missão e que se alegra em ver que no Vicariato Cabo, “a missão tem despertado o coração de todos, desde as crianças até os idosos que buscam nas suas limitações viver seu compromisso e rezar pelos que saem em missão”.

No final da celebração, o coordenador do Conselho Missionário as arquidiocese de Olinda e Recife, padre Rogério Silva Missa, externou sua alegria em acolher os missionários da região Cabo e também os congressistas, que estão sendo acolhidos nas famílias de Ponte dos Carvalhos. Ele motivou todos a cantarem em uma só voz o refrão que já tomou conta do Brasil: “Tudo com missão, nada sem missão!”

A programação da Semana Missionária encerra na quarta-feira, dia 6, com uma caminhada missionária com início às 18h, saindo da Igreja matriz Nossa Senhora do Bom Conselho e seguindo até o Parque dos Eucaliptos. Essa caminhada contará com a participação do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que presidirá a missa conclusiva da Semana.



Postar um comentário

0 Comentários