Header Ads

A história de Nossa Senhora Aparecida


Nesta quinta-feira, celebraremos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Você sabe como aconteceu esse encontro? Leia aqui no blog da Garotada Missionária esta linda história.


João, Felipe e Domingos eram pescadores, quando, em outubro de 1717, o Governador de Minas e São Paulo, Dom Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar, veio visitar a cidade de Guaratinguetá.


Então foi pedido aos três pescadores que conseguissem muitos peixes para serem servidos, no jantar, ao Conde de Assumar e seus amigos. Mas, era uma época muito ruim para pescar.


Os três pescadores desceram no Rio Paraíba, acompanhando a correnteza. Jogaram a rede muitas vezes, mas nada conseguiam pescar.


Chegando aos Porto Itaguaçu, lançaram novamente a rede e sentiram que havia pescado alguma coisa. Surpresos viram que era o corpo da imagem da Senhora da Conceição, presa na rede.


Lançando a rede mais abaixo, uma surpresa! Uma cabeça de uma Imagem e que se encaixava direitinho no corpo da imagem achado primeiramente.


Embrulharam as duas partes da imagem em um pano e guardaram, com muito cuidado, no fundo da canoa.


Foi então que, ao jogar novamente a rede aconteceu o milagre: parecia que todos os peixes do rio queriam subir na canoa! Nunca viram tantos peixes juntos. E assim o jantar do Conde foi garantido.


Felipe Pedroso a levou cuidadosamente para casa e, mais tarde, deu a imagem ao seu filho, Atanásio, que construiu o primeiro altar. Com o aumento das visitas dos devotos, construíram uma pequena capela, onde Silvana da Rocha se tornou zeladora da imagem.


Com o crescimento do números de devotos, em 1834, iniciou-se a construção da primeira Basílica e, em 1955 começou a ser construída a grande Casa da Mãe Aparecida, o Santuário Nacional, que hoje recebe mais de 12 milhões de devotos todos os anos.


Assista também a história preparada pelos Santinhoz:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.