A história de Nossa Senhora Aparecida


No dia 12 de outubro celebramos o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Você sabe como aconteceu esse encontro? Leia aqui no blog da Garotada Missionária esta linda história.


João, Felipe e Domingos eram pescadores, quando, em outubro de 1717, o Governador de Minas e São Paulo, Dom Pedro de Almeida Portugal, o Conde de Assumar, veio visitar a cidade de Guaratinguetá.



Então foi pedido aos três pescadores que conseguissem muitos peixes para serem servidos, no jantar, ao Conde de Assumar e seus amigos. Mas, era uma época muito ruim para pescar.



Os três pescadores desceram no Rio Paraíba, acompanhando a correnteza. Jogaram a rede muitas vezes, mas nada conseguiam pescar.



Chegando aos Porto Itaguaçu, lançaram novamente a rede e sentiram que havia pescado alguma coisa. Surpresos viram que era o corpo da imagem da Senhora da Conceição, presa na rede.


Lançando a rede mais abaixo, uma surpresa! Uma cabeça de uma Imagem e que se encaixava direitinho no corpo da imagem achado primeiramente.



Embrulharam as duas partes da imagem em um pano e guardaram, com muito cuidado, no fundo da canoa.



Foi então que, ao jogar novamente a rede aconteceu o milagre: parecia que todos os peixes do rio queriam subir na canoa! Nunca viram tantos peixes juntos. E assim o jantar do Conde foi garantido.



Felipe Pedroso a levou cuidadosamente para casa e, mais tarde, deu a imagem ao seu filho, Atanásio, que construiu o primeiro altar. Com o aumento das visitas dos devotos, construíram uma pequena capela, onde Silvana da Rocha se tornou zeladora da imagem.



Com o crescimento do números de devotos, em 1834, iniciou-se a construção da primeira Basílica e, em 1955 começou a ser construída a grande Casa da Mãe Aparecida, o Santuário Nacional, que hoje recebe mais de 12 milhões de devotos todos os anos.


Assista também a história preparada pelos Santinhoz:

Postar um comentário

1 Comentários