Mês Missionário é iniciado na Diocese de Osório com Romaria da IAM


Outubro é o mês das Missões e a Igreja do Brasil, todos os anos, por intermédio da Pontifícia Obra Missionária (POM) busca sensibilizar os fiéis sobre o compromisso evangelizador de todo o batizado, despertar vocações e incentivar a cooperação missionária. Sendo assim, há 2 anos, a Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Diocese de Osório, no Rio Grande do Sul, promove a Romaria diocesana da IAM para, justamente, marcar a abertura deste mês tão especial e importante para a Igreja que, por sinal, é de natureza missionária.

A II Romaria da IAM ocorrida no último domingo, 1 de outubro, iniciou com a missa, às 9h, na igreja Nossa Senhora de Caravaggio, encantando a assembleia com o coral formado por crianças e adolescentes, membros da IAM da Paroquia São José de Três Cachoeiras. Após, uma caminhada foi realizada até a Vila Olímpica, onde um carro de som ajudou os participantes do evento a recitarem, no percurso, frases de âmbito missionário, a cantarem e a cumprimentarem com saudações próprias da IAM a comunidade que, de se suas casas, acompanhou a passagem dos missionários.


Na Vila Olímpica os participantes da II Romaria assistiram a apresentação de convidados, tais como: o coral “Pequenos Cantores” de Osório, regido pelo maestro José Vilmar e o CTG Estância da Serra com a sua invernada juvenil; bem como, as crianças e adolescentes foram presenteados com um ‘parquinho’ de diversões montado no interior do pavilhão.

O evento foi encerrado às 16 horas com uma oração pelas crianças e adolescentes de todos os continentes. Nessa oração houve uma saudação aos símbolos que são utilizados nos grupos da IAM: globo, terço missionário, imagem dos Santos padroeiros, de Nossa Senhora e o cofre missionário.

De acordo com a coordenadora diocesana da IAM, Marilene Dias, foi bonito de ver todos os participantes comprometidos com a atividade e dando sua contribuição para que o evento fosse mais bonito e significativo. “Ver que nossas crianças e adolescentes estão, a cada dia, mais apropriados da missão de evangelizar com o seu modo de ser, nos alegra e nos faz lutar cada vez mais pela causa desta Pontifícia Obra Missionária. O envolvimento da família também foi um ponto muito forte nesta Romaria, sentir que não estamos sozinhos nesta caminhada, que nossas crianças e adolescentes têm o apoio e parceria de suas famílias é encantador”, afirma a coordenadora diocesana, que encerra a sua fala reforçando a saudação da IAM: “De todas as crianças e Adolescentes do mundo! Sempre amigos!”.


Carisma Missionário da Romaria
A Romaria diocesana da IAM celebra o carisma missionário da Obra Pontifícia da Infância e Adolescência Missionaria (IAM); propicia um recordar das atividades até então realizadas e efetivadas nos grupos; invoca gratidão à Deus pela perseverança das crianças e dos adolescentes, assessores e coordenadores da Obra Pontifícia na diocese de Osório que, em todos os tempos e lugares, vivem na mesma perspectiva universal: “Juntos na missão permanente”.

A IAM busca formar missionários para a Igreja, ensinando-os desde pequenos a viverem o âmbito do serviço e da doação; por isso, o protagonismo e valorização dos dons e talentos das crianças e adolescentes foi priorizado na Romaria diocesana  da IAM; foram eles que planejam e/ou ajudaram a organizar as apresentações culturais: teatros, músicas coreografadas, homenagem aos 300 anos do aparecimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, reflexão bíblica sobre a importância da partilha, meditação sobre o valor da IAM na vida das crianças e dos adolescentes.


Como participar?
Crianças e adolescentes que desejarem conhecer mais sobre os grupos da IAM, busquem mais informações na sua paróquia ou contate no e-mail comidi@diocesedesorio.org

Postar um comentário

0 Comentários