Diário de Viagem: IAM realiza assembleia no Amazonas


Aconteceu entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em Manaus (AM), a Assembleia Estadual da Obra da Infância e Adolescência Missionária – IAM. Estiveram presentes em torno de 40 assessores, com a participação da Arquidiocese de Manaus, Diocese de Parintins e da Prelazia de Borba.

Ir. Patrícia Souza, secretária nacional da IAM, esteve presente e traz o relato das vivências da assembleia: “Realizamos uma assembleia eletiva, na qual nós avaliamos a caminhada, projetamos os passos para os próximos anos e compusemos a nova coordenação, sendo esse o principal objetivo do encontro, buscando organizar a coordenação estadual.”


Realidade desafiadora
“Quanto à realidade da IAM na região, temos mais informações a partir da experiência da Arquidiocese de Manaus. Com as dioceses do interior enfrentamos um grande desafio, devido ao tempo em que se ficou sem coordenação regional. Agora temos a missão de perceber onde os grupos se encontram, colaborando com a articulação. O mais importante é perceber que a obra caminha, estando presente em realidades bem desafiadoras e distintas.”

“Observamos que os desafios são diferentes: em Manaus, os assessores relatam as dificuldades de uma grande cidade. Já os assessores do interior do estado traziam os desafios das grandes distâncias. Em uma das paróquias que lá estavam, a distância local era de 2 horas de barco entre um ponto e outro. Pensar em um encontro em nível estadual, onde existem todos esses desafios de deslocamento, pede que tenhamos uma outra lógica, buscando vencer os desafios de acompanhar, assim como estabelecer comunicação.”


Amor pela IAM
“Percebemos que as pessoas que viajaram em torno de três dias para estar ali naquele momento de avaliação e retomada da caminhada trouxeram muitos momentos emocionantes. O amor vivenciado pelo IAM faz com que se tenha um novo ânimo. A paixão pela obra mexe com a vida e com o modo de ser cristão. A história da vida se mistura com a história da caminhada da IAM.”

Segundo Francinete de Oliveira, coordenadora estadual da IAM, o encontro foi um momento surpreendente. “Não era só Manaus como estava acostumada, podemos ver que a realidades dos assessores dos municípios é bem diferente da nossa e eles fazem um trabalho maravilhoso em meio a tantas dificuldades e eu vi ali que o meu problema é tão pequeno. Confesso que a surpresa maior foi o resultado porque eu fui chamada pra secretariar o evento e estava tão preocupada e pensava: “meu Deus, será que vou fazer um bom trabalho?” e de repente eu sou chamada a ser coordenadora regional. Quanta responsabilidade, não é mais só pela minha comunidade e sim pelo amazonas”, destacou a coordenadora.

A nova coordenação estadual é composta por:
- Francinete de Oliveira – coordenadora
- Maria Basília – grande Manaus
- Valcinei Carvalho- baixo Amazonas
- Helen Prestes – formação

Postar um comentário

0 Comentários