Header Ads

6ª Jornada Nacional da IAM


No ano de 2018, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem a alegria de celebrar 175 anos de fundação. A Obra teve início em 19 de maio de 1843 e foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França. 

O Brasil vai celebrar com muita alegria e entusiasmo, juntamente com a 6ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que acontecerá no dia 27 de maio de 2018, nas dioceses e paróquias, que este ano tem como tema "Infância e Adolescência Missionária - 175 anos fazendo discípulos missionários para o mundo".

Cartaz
O cartaz de divulgação da 6ª Jornada Nacional da IAM apresenta Jesus; o Papa Francisco, primeiro animador da IAM; Dom Carlos, fundador da Obra; os padroeiros das Missões, São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus; os mascotes e coração com as bandeiras, que remetem à universalidade e também à presença da Obra em 130 países em todos os continentes e a disposição das crianças e adolescente que participam da Obra em serem amigas de todas as crianças e adolescentes do mundo.

Para celebrar esse momento especial, os países que compõe o Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) escolheram trabalhar a mesma arte visual. Baixe aqui o cartaz.

Veja o vídeo de lançamento do cartaz:


Símbolos oficiais da IAM do Brasil
O bottom: É o primeiro símbolo oficial da IAM no Brasil. Faz parte do processo formativo da Obra. A insígnia tem forma circular, cor branca, com dois mascotes ao centro que representam a Infância e Adolescência Missionária. Há ainda a logomarca da IAM, a abreviação POM, a identificação brasileira e o site das Pontifícias Obras Missionárias. O bottom representa a comunhão de todas as crianças do Brasil e do mundo e sua amizade com Jesus Cristo, que envia as crianças para levar a sua palavra de amor a todo o mundo.

O lenço: É o segundo símbolo oficial da IAM no Brasil. A insígnia identifica a consagração assumida pelas crianças e adolescentes missionários junto à Obra. Representa a bandeira papal com as cores da Santa Sé (amarelo e branco). Nas bordas estão presentes ainda as cores vermelha, verde e azul completando assim as diferentes cores que identificam os continentes do mundo. Sobre a cor branca do lenço está estampada a bandeira do Brasil, a logomarca da IAM e das Pontifícias Obras Missionárias, que identificam a presença da Obra em nosso país.

Para pedir os lenços e os cartazes da 6ª Jornada Nacional da IAM baixe a lista de materiais clicando aqui, e encaminhe para o e-mail material@pom.org.br



Camiseta
Dentro das comemorações dos 175 anos da Infância e Adolescência Missionária (IAM), a secretaria nacional apresenta a sugestão de arte para a camiseta que celebra o aniversário da obra. A frente da camiseta está em harmonia com a arte do cartaz oficial, trazendo na parte de baixo da camiseta as logos da IAM e a das POM. Baixe aqui a arte.



Encontros
Com o objetivo de preparar a 6ª Jornada Nacional da IAM e os 175 anos da Obra, disponibilizamos um roteiro para realizar quatro encontros, de acordo com a metodologia da Obra. O material foi preparado pela IAM da Diocese de Umuarama (PR). Confira os roteiros, clicando aqui.

Celebração da 6ª Jornada Nacional
A Jornada Nacional deverá acontecer no dia 27 de maio nas dioceses e paróquias com uma celebração especial que inclui a consagração das crianças e adolescentes, a entrega do lencinho e do escuto da IAM, e a coleta do cofrinho com a oferta das crianças. Veja o roteiro da celebração.

Semana de Oração
Por ocasião dos 175 anos de fundação da Obra, a novidade na celebração da Jornada Nacional da IAM deste ano é uma semana de oração. A semana de oração pode ser realizada em vários lugares, por crianças, adolescentes e também adultos. Rezar em família é o que propomos, envolvendo todas as pessoas que moram na casa, nos tornando decididamente discípulos e missionário de Jesus Cristo. Baixe aqui o Roteiro da Semana de Oração.

Cofrinhos
Queremos lembrar da importância de vivermos a dimensão do sacrifício simbolizado nos grupos da IAM através do Cofrinho Missionário. Ao longo dos meses, bem como na celebração da Jornada Nacional, que esse ano acontecerá no dia 27 de maio, é tempo para o grupo apresentar na procissão das oferendas o Cofrinho do grupo. Os assessores da IAM com as crianças e adolescentes, na sequência, devem conferir o montante arrecadado e imediatamente enviar ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília (DF). O prazo para o envio do Cofrinho é até o dia 31 de julho. A seguir, o secretariado nacional apresenta o relatório completo. Esse ano o sacrifício realizado pelas crianças e adolescentes será repassado para o continente Americano. Para saber mais informações sobre o Cofrinho Missionário, clique aqui.

Rumo a Jornada Nacional da IAM
Em preparação à 6ª Jornada Nacional da IAM, publicaremos em nosso blog curiosidades sobre a Infância Missionária, subsídios, atividades, orações e roteiros de encontros. Acompanhe pelo blog da Garotada Missionária, clicando aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.