Comemoração dos 175 anos da IAM na Arquidiocese de Niterói


No dia 19 de maio cerca de 250 crianças e adolescentes dos grupos da Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese de Niterói (RJ) se reuniram na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Pacheco – São Gonçalo (RJ), para celebrar os 175 anos de fundação da Obra e a 6ª Jornada Nacional, cujo tema é "Fazendo discípulos missionários para o mundo".

A programação contou com uma manhã de apresentações artísticas, produzidas pelas próprias crianças e adolescentes. Com teatro, música e dança eles trouxeram diversos temas sobre a vida de um missionário, entre eles a história dos padroeiros da missão, das Nossas Senhoras padroeiras de cada continente e por último o tradicional bate-latas missionário. Eles também foram apresentados oficialmente à nova equipe executiva da IAM Arquidiocesana.


A celebração da Santa Missa em Ação de Graças pela IAM, teve a consagração dos lenços missionários, confirmação dos compromissos missionários e benção de envio para missão. Celebrada pelo Arcebispo Dom José Francisco, com a participação do assessor eclesiástico da IAM na arquidiocese, Padre Willian Cesar Teixeira da Silva e do vigário paroquial Padre Genecy.

Encerrou-se este dia tão especial com um delicioso almoço e um grande parabéns com bolo e pipoca.


A pequena Maria Eduarda de 10 anos, do da IAM da Comunidade Nossa Senhora de Fátima da Paróquia São João Batista – São Pedro da Aldeia, partilhou um pouco sobre o ardor missionário: “Para mim o aniversário da IAM foi esplêndido! Aprendi muitas coisas novas, como as Nossas Senhoras de cada continente, refleti a dificuldade de cada lugar. E me tornei oficialmente uma missionária! Aceitei os deveres e responsabilidades de um missionário. Me diverti e aprendi o quanto um missionário é importante para o mundo, pois ele se doa completamente a Deus, ao serviço de evangelizar. O missionário ele é humilde e se entrega para a missão de confortar os corações de quem não sabe o que é a Palavra de Deus. Nós missionários, nos soltamos do mundo para seguir Jesus, um missionário se sacrifica para acima de tudo amar a Deus, um missionário realmente é um trabalho de emocionar. Tenho orgulho de fazer parte disso e não tenho vergonha de dizer que sou da IAM.”

Já o missionário Yann de 12 anos, da Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe da Paróquia São João Batista – São Pedro da Aldeia, contou a emoção de comemorar mais um aniversário da IAM: “ Achei muito legal saber que a IAM tem 175 anos! O encontro foi muito legal! Conheci novas paróquias, conheci novas pessoas, muito legal, a IAM é sensacional. Você não vai ver todos os dias, você não vai ver em tido lugar, eles sempre querem evangelizar, nem que seja em um só lugar. Não dá para expressar os sentimentos, a alegria! A IAM é incrível, que se você entrar vai se apaixonar, vai querer ficar. É o Espírito que intercede por nós e nos faz termos essa vontade de querer fazer missão, de querer ajudar ao próximo. A Infância e Adolescência Missionária, criança evangelizando criança e adolescente evangelizando adolescente. A IAM não é uma coisa qualquer, que você faz e sai. O Espírito Santo está ali, Ele vai te mostrar qual o caminho certo e o que você deve fazer. (...) Não tem como substituir a IAM, é uma coisa incrível. ”

O missionário Mateus de 12 anos, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Mutondo, expressou sua aprendizagem: “Foi uma experiência muito boa pra mim! Aprendi coisas novas, muita coisa boa, conheci um pouquinho mais de gente que já conhecia. Aprendi a sempre amar o próximo, independente de tudo ajudar ao próximo e não ser tímido.

Nesta comemoração estiveram presentes grupos das paróquias Nossa Senhora Aparecida - Galo Branco; Nossa Senhora da Conceição e Capela Nossa Senhora de Fátima - Pacheco; Nossa Senhora da Conceição - Porto Novo e Capela de São Domingos - Porto da Pedra; Nossa Senhora de Fátima - Itaipuaçu; Nossa Senhora de Fátima - Venda da Cruz; Nossa Senhora de Nazareth - Caramujo; Sagrado Coração de Jesus - Mutondo; São Francisco de Assis - Apollo; São Judas Tadeu - Rocha;  São Pedro de Alcântara - Alcântara; Santo Antônio – Bacaxá, São João Batista - São Pedro da Aldeia e Nossa Senhora da Assunção - Cabo frio.

Veja mais fotos:

6ª Jornada Nacional da IAM - Arquidiocese de Niterói (RJ)

Postar um comentário

0 Comentários