Cooperação Missionária


Membros da Igreja, por força do batismo, todos os cristãos são co-responsáveis pela atividade missionária. É a cooperação missionária. Tal cooperação fundamenta-se e se concretiza, antes de mais nada, no estar pessoalmente unidos a Cristo. Se estivermos unidos a Jesus, como o ramo à videira, podemos dar bons frutos.

Quais são as formas de cooperação missionária?
1ª COOPERAÇÃO ESPIRITUAL: A cooperação missionária deve ser, em primeiro lugar espiritual, isto é, pela oração fervorosa e oferecimento dos sacrifícios e sofrimentos unidos a paixão de Jesus. Os “pequenos e grandes missionários” alimentam sua missão nos momentos de espiritualidade, de escuta da palavra de Deus e da intima união com Deus de Jesus. A espiritualidade é o eixo da vida do missionário, ela deve  acompanhá-la durante toda a sua vida. O missionário deve dar um tempo todos os dias para a oração, com ela cresce a fé e o amor para com os irmãos mais necessitados. Através da oração coopera-se com a missão universal.

A cooperação espiritual das crianças é para ajudar todas as crianças do mundo. Os membros da IAM aprendem a amar como irmãos as crianças pobres, doentes, abandonadas, de todas as raças, culturas, religiões... Presentes em todos os lugares da terra, como Jesus as amou.


A cooperação há de ser, em primeiro lugar, espiritual (cf. RMi 78):
- A oração deve acompanhar a vida dos missionários, para que a Evangelização se torne eficaz pela graça divina. O Missionário é um contemplativo na ação e dedica muitos momentos de oração.
- O sacrifício une-se à oração. O valor salvífico dos sofrimentos aceitos e oferecidos a Deus com amor deriva do sacrifício de Cristo, que convida seus seguidores a unir-se aos seus padecimentos e a experimentá-los na própria carne.
- O testemunho da vida cristã é a primeira forma de Evangelização. O homem de hoje crê mais nos fatos do que nas palavras. A primeira forma de dar testemunho é a própria vida do missionário e da missionária.


2ª COOPERAÇÃO PESSOAL (VOCAÇÕES MISSIONÁRIAS): A cooperação pessoal atinge maior testemunho quando se traduz em doação pessoal "a missão se faz, sobretudo, com homens e mulheres consagrados por toda vida a obra do evangelho disposto a ir por todo mundo anunciando a salvação” (RMI 81). "Eis-me aqui Senhor, envia”(Is. 6,8), esta é a resposta que pode dar cada uma das crianças e assessores o dia todo, todos os dias.

A cooperação missionária se manifesta também na promoção das vocações missionárias (RMI 79). O anúncio do Evangelho necessita de anunciadores. Ajudar é muito importante, mas ir até às crianças que ainda não conhecem Jesus e passam necessidades e evangelizar diretamente é fazer como Jesus fez: veio do seio da Trindade, encarnou-se, viveu no meio de nós e deu a vida por nós.

A Infância e Adolescência Missionária ensina as crianças a sair e evangelizar, envolvendo outros companheiros e colegas para que todos sejam missionários onde vivem e para onde o Espírito Santo os enviar.


3ª COOPERAÇÃO MATERIAL: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At. 20, 35). A cooperação material é necessária para evangelização. Deus nos deu muitas riquezas (vida, bens) não só para o nosso bem, mas também em favor de nossos irmãos e irmãs.

São muitas as necessidades materiais e econômicas das missões. Não só para auxiliar nas estruturas mínimas das comunidades, tais como: capelas, escolas, seminários... Mas também para sustentar as obras de caridade, de educação e de promoção humana, principalmente nos países pobres. A Igreja missionária dá aquilo que recebe, distribui aos pobres aquilo que seus filhos lhe põem generosamente à disposição (cf. RMi 81).

A cooperação material é olhar com olhos de Deus para com as necessidades das crianças pobres, doentes, abandonadas do mundo inteiro... É celebrar a alegria de nossa fé. Deus ama a quem da com alegria.

As crianças da Infância e Adolescência Missionária cooperam materialmente com ofertas que são fruto de seus sacrifícios e se destinam para as obras dedicadas às crianças e para a evangelização. Estas ajudas são necessárias. Estas colaborações econômicas destinam-se exclusivamente em favor das crianças.

Cada mês (ou semana), as crianças, com alegria porque fruto de seus sacrifícios, entregam uma oferta para as crianças necessitadas do mundo.

Postar um comentário

0 Comentários