Diocese de São Miguel Paulista se prepara para o Mês Missionário Extraordinário


Em preparação ao Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco e a ser realizado em outubro próximo, a Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), realizou na manhã do último sábado, 14 de setembro, uma formação missionária. Realizado na Escola Social Marista Irmão Justino, no bairro de União de Vila Nova, o encontro, organizado pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), reuniu cerca de cem lideranças - religiosos, seminaristas e leigos envolvidos em diversas pastorais e organismos.

A reflexão da temática central foi assessorada pelo padre Jorge Villagomez, Missionário Xaveriano, natural do México e a vinte anos em missão no Brasil, atualmente, pároco na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Setor Guianases. Padre Jorge trabalhou o tema 'Batizados e enviados, a Igreja de Cristo em Missão no mundo', o mesmo do Mês Missionário Extraordinário (MME), apresentando a origem da missão, o trabalho missionário da Igreja no Brasil, a missão ad gentes, os símbolos e objetivos do MME.


Após, foi reservado um momento para a partilha de testemunhos missionários. O primeiro foi do irmão Pedrinho Tambosi, do Instituto Marista. Natural de Santa Catarina, irmão Pedrinho partilhou o trabalho, emoções, desafios e aprendizados dos vinte e sete anos de experiência missionária na Amazônia; em Angola e Moçambique, no continente africano; e no Timor Leste, na Ásia.

O trabalho missionário realizado nas comunidades da diocese também ganharam espaço. Celeste Silva e sua filha Sonia, de 11 anos, acompanham o trabalho da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos e partilharam a experiência que realizam com outras famílias na região da Cohab 1, em Artur Alvim. "As crianças da Infância Missionária da paróquia se reúnem todos os sábados e, a três anos atrás, no período das férias, decidiram rezar o terço missionário nas casas. Esse trabalho continuou e hoje, além dos encontros, nos reunimos toda a terça-feira a noite em uma casa, com as crianças e adolescentes da IAM e suas famílias, para rezar. Já visitamos mais de cem famílias e vamos aonde o Senhor nos envia, seja onde somos convidados ou onde a Igreja não se faz presente.", partilharam mãe e filha.


Finalizando o encontro foram apresentados os materiais da Campanha Missionária deste ano e as propostas destinadas às paróquias para a celebração do Mês Missionário Extraordinário. "Foi uma bonita manhã formativa. A partilha dos testemunhos foi um momento especial que acendeu a chama missionária no coração dos participantes. Nosso trabalho só está iniciando e ainda há muito o que fazer, a celebração do Mês Missionário Extraordinário está sendo uma oportunidade para animarmos missionariamente as nossas comunidades e retomarmos, com novo ardor, o trabalho do Conselho Missionário Diocesano.", avaliou Rodrigo A. Piatezzi, coordenador do COMIDI.

As celebrações do Mês Missionário Extraordinário na Diocese de São Miguel Paulista continuam. A partir do dia 21 de setembro será inaugurada uma exposição que apresentará o trabalho missionário da Igreja nos cinco continentes e no dia 06 de outubro será realizada a celebração de abertura do Mês Missionário.

Postar um comentário

0 Comentários