#FalaSério: Prevenção? 5,8 milhões de brasileiros não têm nem banheiro em casa


A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019, divulgada pelo IBGE, mostra que em 2018 o país tinha 13,5 milhões pessoas com renda mensal per capita inferior a R$ 145, ou U$S 1,90 por dia, critério adotado para identificar a condição de extrema pobreza. Isso significa que 6,5% dos brasileiros viviam nessa condição, maior percentual em 7 anos.

Outro dado que chama atenção na SIS 2019 é que um em cada quatro brasileiros vive com menos de R$ 420 por mês. São 52,5 milhões de brasileiros vivendo na pobreza.

Em relação às condições de moradia, 56,2% (29,5 milhões) das pessoas abaixo da linha da pobreza não têm acesso a esgotamento sanitário; 25,8% (13,5 milhões) não são atendidos com abastecimento de água por rede; e 21,1% (11,1 milhões) não têm coleta de lixo.

Com os casos de infectados pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, aumentando no Brasil, as redes sociais, a mídia e o governo alertam para cuidados básicos de saúde para diminuir o número de infectados, como lavar sempre as mãos, passar álcool gel e evitar aglomerações de pessoas.

Mas para milhões de brasileiros é difícil aplicar medidas básicas de higiene. Em 2018 (último ano analisado), 2,8% da população brasileira não tinha banheiro em casa. Esse percentual era de 8,5% entre a população que vive na pobreza. Isso significa 5,8 milhões de brasileiros.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 2 em cada 5 pessoas no mundo não têm lavatório com água e sabão em casa, o que representa 3 bilhões de pessoas.

Além disso, 47% não têm acesso a lavatórios na escola (o que afeta 900 milhões de crianças no mundo) e 16% dos estabelecimentos de saúde não têm banheiros funcionais ou instalações para lavar as mãos.

Postar um comentário

0 Comentários