A origem do Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária


A Igreja celebra no dia 6 de janeiro a Solenidade da Epifania do Senhor, a manifestação do Menino Deus ao mundo, com a adoração dos Reis Magos, conhecida também como Dia de Reis. Nesta data, celebra-se também o Dia Mundial da Infância e Adolescência Missionária.

Origens

Em meados do século XIX, um bispo francês, Dom Carlos de Forbin-Janson, ficou impressionado com as notícias que chegavam da China, sobre as crianças que morriam sem receber o Batismo. Para remediar esta situação, pediu conselho a Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. O intercâmbio de ideias levou a um sério compromisso das crianças da França, que, através da oração e de uma contribuição material, pudessem ajudar as crianças chinesas. Assim, nasceu o slogan: “uma Ave-Maria por dia, uma moeda por mês”.

Com esta iniciativa, em 1843, a semente lançada deu origem à Obra da Infância e Adolescência Missionária, com o lema: “crianças ajudam as crianças”, que resumia o carisma da Obra.

Esta ideia revolucionária, na época, em que as crianças se tornavam protagonistas na vida da Igreja, alastrou-se em muitas nações do mundo. De fato, em 3 de maio de 1922, ciente desta grande contribuição da Obra para com as missões, o Papa Pio XI a reconheceu como “Pontifícia”. Depois, em 4 de dezembro de 1950, o Papa Pio XII instituiu oficialmente o Dia Mundial da Santa Infância, a ser celebrado no dia da Solenidade da Epifania.

As celebrações no Brasil

Para o Brasil, a CNBB preferiu o último domingo de agosto de cada ano, que foi celebrado, com coletas para as crianças do mundo todo a partir de 1959. Em 1972, a CNBB tirou a obrigatoriedade de celebrar dia 6 de janeiro, agrupando a celebração e eventual coleta ao Dia Mundial das Missões, celebrado a cada ano no penúltimo domingo de outubro.

Na XVI Assembleia Nacional dos Coordenadores Estaduais da IAM realizada em Brasília (DF), nos dias 6 a 9 de dezembro de 2012, decidiu-se celebrar sempre no último domingo de maio, as Jornadas Nacionais da Infância e Adolescência Missionária.

A celebração da Jornada é permanente na agenda anual da IAM no Brasil. Ela acontece no último domingo do mês de maio (exceto se for domingo de Pentecostes), com tema e roteiro definido pelas POM anualmente. A jornada pode acontecer em diferentes âmbitos (comunitário, paroquial, diocesano) e nela acontecem a consagração à Obra da IAM e a oferta do cofrinho missionário.

Voltar para a página 'Diretrizes e Orientações da IAM'

Postar um comentário

0 Comentários