No dia 19 de fevereiro a Diocese de Aveiro, em Portugal, realizou as Jornadas Diocesanas da Infância Missionária e Famílias Missionárias. Bem cedinho, os grupos da IM vindos de toda a diocese, e até um grupo IM vindo da Diocese do Porto, juntaram-se no Largo da Paróquia de São Pedro de Nariz cheios de energia, começando, logo de manhã, a cantar e a dançar!
Após o momento de acolhida, já no interior da Igreja, a oração da manhã foi orientada pelo bispo diocesano, Dom António Moiteiro, que desafiou as crianças e os adolescentes da Infância Missionária a “onde houver o mal colocar o bem… procurar fazer sempre o bem!”, acrescentando que a missão acontece em países mais distantes, mas também acontece no local onde estamos, daí a importância de sermos missionários não só em outras terras, mas na nossa própria terra.
Também esteve presente o diretor das Pontifícias Obras Missionárias de Portugal, padre José Rebelo, que falou da necessidade de orar sempre por cada um e por todos. E com estas três palavras “bem”, “missão”, “oração” estava lançado o desafio… para haver missão é preciso fazer o bem e orar sempre! Juntos rezámos, cantámos, louvámos e agradecemos!
Após a oração da manhã, deram início ao peddy paper percorrendo as ruas da paróquia de Nariz, com a orientação de um mapa, na busca dos “tesouros missionários”, decifrando enigmas e respondendo a perguntas sobre a IM para, no final, poder devolver os tesouros ao seu respetivo continente. Ao longo do percurso, os jovens do voluntariado missionários propuseram diversas brincadeiras para animar e construir espírito de grupo. O peddy paper terminou no Parque de Nariz, local onde todos se juntaram para o almoço piquenique em família, e no fim, a oferta de um gelado para a sobremesa!
À tarde, muita animação e alegria missionária invadiram o parque com atividades nas “tendas dos cinco continentes”: pintura em tela, construção de pulseiras, jogo do túnel, jogos com balões e cordas, jogos de agilidade, jogo do cubo, jogo dos jornais, origami, jogo da vara, experiências, etc. Estas atividades foram dinamizadas pelos animadores da IM da nossa Diocese com muito empenho e criatividade! Também na zona do palco houve muita animação com dança e música que puseram todos a pular e a cantar numa verdadeira Festa Missionária! Nem o vento e o frio conseguiram “parar” a grande participação de todos: crianças, adolescentes, famílias e animadores da IM!
Ao terminar a tarde, tempo de agradecer tudo o que foi vivido nas Jornadas e rezar por todos os missionários e missionárias que ajudam as crianças e adolescentes a conhecer Jesus! O grupo da IM da paróquia de acolhimento (Nariz) ofereceu a todos os grupos, como recordação destas Jornadas, uma cana de bambu que simboliza a simplicidade, a força e a resiliência com laços das cinco cores missionárias e com a mensagem “Com esta lembrança queremos fortalecer laços coloridos e agradecer toda a entrega e dedicação na caminhada feita nestes cinco anos como Infância Missionária.”
0 Comentários