O bispo de Saint Gallen, Dom Markus Büchel, acolheu o grupo dos Cantores da Estrela da paróquia de Saint Gallen-Heiligkreuz, representando mais de 10.000 crianças e jovens de toda a Suíça. Durante o encontro, concedeu sua bênção à ação dos Cantores da Estrela 2025. “É um belíssimo sinal de caridade cristã que vocês se empenhem em favor das crianças desfavorecidas em todo o mundo”, destacou o bispo. Entre o Ano Novo e a Epifania de 2025, mais de 10.000 Cantores da Estrela em toda a Suíça voltarão a cantar de porta em porta como os Três Reis Magos, levando a bênção com a fórmula “C+M+B” (Christus Mansionem Benedicat – Cristo abençoe esta casa).
As crianças da paróquia de Heiligkreuz escreveram simbolicamente as palavras de bênção com giz branco na pesada porta de madeira do Ordinariado Episcopal e na residência do bispo em Saint Gallen, pedindo a bênção de Deus para ele e seus colaboradores. Antes disso, cantaram músicas tradicionais dos Cantores da Estrela e recitaram versos. Visivelmente emocionado, Dom Büchel também fez a primeira doação para a Ação dos Cantores da Estrela 2025.
A ação dos Cantores da Estrela 2025 coloca em destaque os direitos das crianças. Apesar de a Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, de 1989, garantir direitos fundamentais como proteção, promoção e participação, dados atuais mostram que esses direitos precisam ser constantemente reforçados e defendidos em nível internacional.
Por meio de projetos no Quênia, Colômbia e República Democrática do Congo, a Ação dos Cantores da Estrela 2025 demonstra como esses direitos podem ser promovidos de forma concreta:
- No Quênia, em Turkana, uma região gravemente afetada por seca e condições climáticas extremas, a comunidade de São Paulo Apóstolo apoia a criação de um sistema de saúde acessível, segurança alimentar e educação escolar, oferecendo às crianças uma perspectiva de futuro em sua terra natal.
- Na Colômbia, o projeto “Benposta” acolhe crianças e jovens vítimas de violência e abandono, oferecendo proteção, educação e apoio terapêutico. Além disso, prepara-os para uma vida autônoma e incentiva sua participação ativa na organização do dia a dia.
- Na República Democrática do Congo, a diocese de Goma expande a enfermaria do Instituto Mwanga, permitindo que mais de 1.500 estudantes tenham acesso a cuidados básicos de saúde, educação sanitária e apoio psicológico – um alicerce essencial em uma região marcada pela guerra civil.
A Ação dos Cantores da Estrela promove não apenas a solidariedade, mas também ensina crianças e jovens a assumirem responsabilidades e se engajarem concretamente em favor de seus pares que vivem em situações difíceis. “Elas aprendem que todos os seres humanos – inclusive os menores e mais frágeis – são filhos de Deus e têm direito a uma vida digna”, afirma Erwin Tanner-Tiziani, diretor da Missio Suíça.
Há mais de 35 anos, a Missio organiza a Ação dos Cantores da Estrela em toda a Suíça, em colaboração com as paróquias, sob o lema “Crianças ajudam crianças”.
Graças às doações da população, a ação anual financia projetos em países do Sul Global, contribuindo de forma sustentável para a melhoria das condições de vida das crianças em dificuldade e para o fortalecimento de seus direitos.
No dia 16 de dezembro de 2024, o Palácio Federal, em Berna, será palco de um evento especial: a inauguração da Ação dos Cantores da Estrela 2025. A Conselheira Nacional Maja Riniker acolherá delegações de diferentes regiões da Suíça. Representando os mais de 10.000 participantes, crianças e jovens de Bienne (BE), Boudry (NE) e Origlio/Ponte Capriasca (TI) apresentarão suas tradições e mensagens aos parlamentares.
Antes do evento oficial, a Praça Federal será animada com canções de Advento e Natal. Essa celebração une tradição e compromisso social, simbolizando solidariedade e coesão na Suíça.
FONTE: POM Internacional
0 Comentários