A Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebrou, neste mês de dezembro, 25 anos de história e missão na Arquidiocese de Manaus. Para agradecer pela caminhada, aconteceu uma missa no dia 1 de dezembro, primeiro domingo do Advento, na Comunidade São Mateus, da Área Missionária Santos Mártires, lugar onde iniciou o primeiro grupo da IAM. A Celebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Stainer, concelebrada pelo Pe. Matheus Marques e Pe. Erlin Perez.
Durante a homilia, o Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, afirmou que é momento de agradecer a Deus por esta obra que incentiva crianças e adolescentes a serem testemunhas de Cristo, frase estampada na camisa dos presentes, e fez uma breve reflexão sobre o tempo do advento que prepara para a chegada de Jesus, do qual todos devem ser testemunhas. “Deus nasceu para sermos testemunhas de Cristo. Deus nasceu e está em nosso meio, é por isso que todos queremos sempre dizer que somos testemunhas de Cristo. Esse tempo do advento, que estamos agora, para irmos ao encontro de Jesus, porque nos sentimos atraídos por ele e agradecer por ele ter nascido, porque agora sabemos porque viver, porque perdoar, porque vivemos em família e em comunidade”, explicou.
Dom Leonardo também agradeceu a todos que acompanham esta obra e incentivam as crianças a amarem Jesus e a serem anunciadores de Jesus. “Vamos hoje agradecer pela infância e adolescência missionária na nossa Arquidiocese. Eu queria agradecer de coração os nossos irmãos e irmãs que acompanham, muito obrigado, muito obrigado por incentivar, estar juntos, acompanhar. É que assim nós vamos ter no futuro missionários e missionárias, quem sabe vamos ter também irmãs, padres? É possível porque desde pequeno aprenderam a amar Jesus e falar de Jesus, a anunciar Jesus, assim como os anjos anunciaram Jesus na noite de Natal”, destacou Dom Leonardo Steiner.
Ir. Rosiane Fernandes, coordenadora da IAM na Arquidiocese de Manaus, explicou que este foi momento de agradecer pelos 25 anos de caminhada e também para enviar as crianças e adolescentes que receberam formação para coordenar grupos de base. “Nesta celebração as crianças e adolescentes que participaram do Encontro de Formação para Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária receberam o envio para coordenarem os grupos de base. A celebração contou com o protagonismo da crianças e adolescentes”, explicou Ir. Rosiane Fernandes.
“Agradecidos/ as a Deus por nos conduzir neste 25 anos de memória, história, alegria missionária e missão neste Chão… Que continuemos fiéis ao Carisma da IAM. De todas as Crianças e Adolescentes do mundo, sempre amigos!!”, afirmou Ir. Rosiane Fernandes.
25 ano de história em Manaus
Conforme apresentado no início da celebração, são 25 anos de história e missão neste amazônico, da Obra Infância e Adolescência Missionária. A caminhada começou em 13 de outubro de 1999, na Área Missionária Santos Mártires, localizada no Zumbi / Armando Mendes, sob o incentivo e acompanhamento zeloso da irmã Sandra Pires, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, quando se formou um pequeno grupo de adolescentes para acompanhar e assessorar o primeiro grupo de 18 crianças que se formou nesta Comunidade São Mateus, advinda das comunidades da área e das outras comunidades arredores. Assim, nasceu a infância e adolescência missionária em Manaus, plantado em terreno fértil e abençoado. Ao longo desses anos, Deus foi nos conduzindo nesta caminhada, por inúmeras pessoas que com fidelidade contribuíram para que esta obra missionária florescesse e desse seus frutos, fortalecendo o protagonismos das crianças e adolescentes que levam adiante a missão de tornar Jesus conhecido e amado.
FONTE: Arquidiocese de Manaus
0 Comentários