Pará realiza formação de assessores da IAM


Nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2018 ocorreu o Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária do estado do Pará, tendo como tema “Infância e Adolescência Missionária construindo Sinodalidade e Comunhão”. Contando com um público de aproximadamente 60 pessoas, tendo a representação de seis Dioceses, duas Prelazias e uma Arquidiocese do Pará: Prelazia do Marajó, Prelazia do Xingu, Diocese de Cametá, Diocese de Bragança, Diocese de Abaetetuba, Diocese de Marabá, Diocese de Ponta de Pedras, Diocese de Santarém e Arquidiocese de Belém.´

O evento iniciou-se com o acolhimento e recepção dos participantes pela Coordenação Estadual do Pará, Suzimar Ferreira e Renan Rosário, seguido por um momento de oração feito pelos representantes da Prelazia do Marajó, ocorreu também a divisão dos grupos de acordo com os continentes tendo como representação os cinco mascotes da IAM (Takara, Irênia, Avaré, Fiji e Kamba). Após isto, ocorreram as apresentações dos coordenadores diocesanos presentes, ocorrendo também um instante onde cada um pode mostrar a realidade de sua diocese. Também foram relatadas atividades realizadas em cada diocese, como a 6ª Jornada da IAM, o Bate-Latas, novena missionária, missa com crianças, evangelização nas ruas, Pedalada missionária e Formações diocesanas para assessores e crianças.


O segundo dia de encontro iniciou com a Secretária Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, Irmã Patrícia Souza abrindo uma discussão sobre a temática do encontro, a mesma foi dividida em duas partes, a primeira sobre a sinodalidade – caminhar juntos, nunca sozinhos e respeitar as diferenças de cada um. Ir. Patrícia traçou um objetivo “Sermos como lentes para construir um caminho diferente”, na sequência propôs uma dinâmica ao ar livre para estimular a compreensão acerca do tema, com objetivo de exercitar o ouvir e o falar. Após, houve um momento de partilha, onde pode-se identificar que as expectativas, motivações, dificuldades e sonhos dos assessores são comuns, indo ao encontro da sinodalidade. Além disso, foi identificado que as Pontifícias Obras Missionárias caminham junto aos diversos órgãos da igreja, intensificando a missão.

Terminando o dia, foi realizada uma noite cultural, com muito carimbó e comidas típicas do Pará. Recebemos a visita do grupo da Adolescência Missionária da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Ananindeua que fizeram a abertura da noite cultural com uma belíssima apresentação artística sobre a cultura amazônica. Houveram também, apresentações dos grupos formados no encontro, cada um representou seu continente com muita alegria, criatividade e descontração, além de apresentações de algumas dioceses que abrilhantaram mais a noite.


No último dia de encontro foi realizado o processo eletivo da nova coordenação estadual do Pará. Ficou decidido também que acontecerá Assembleia Estadual e Encontro de Aprofundamento para Assessores do estado do Pará a cada dois anos intercalados. Encerrando o Encontro de Formação de Assessores Estaduais – EFAIAM 2018, realizou-se uma missa, presidida pelo padre Lino Zucchi, missionário Xaveriano, nesta ocorreu também o envio dos assessores participantes do encontro e dos representantes da IAM do Brasil no Congresso Missionário Americano, que aconteceu na Bolívia durante o período de 10 a 14 de julho. A expectativa é de que no próximo encontro, as metas e objetivos propostos neste Encontro sejam alcançados.

Postar um comentário

0 Comentários