Nos dias 21, 22 e 23 de setembro ocorreu o primeiro Congresso da Infância e Adolescência Missionaria (IAM) da Região Episcopal Menino Deus, da Arquidiocese de Belém (PA). O encontro foi realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua e teve como tema “175 anos fazendo discípulos e missionários para o mundo”.
O evento iniciou-se com a recepção e credenciamento dos congressistas e divisão dos grupos por continentes (adolescentes) e mascote da IAM (crianças), pela equipe de secretaria, e uma missa presidida pelo padre Paulo Cruz, seguido pelo momento de abertura.
Durante a abertura, anunciaram a Paróquia Nossa Senhora das Graças como vencedora da composição do hino oficial do congresso, que foi cantado por todos juntamente ao momento de anunciação das paroquias participantes do congresso, onde foi declarado aberto oficialmente o primeiro congresso da IAM, finalizando com oração pela equipe de liturgia e acolhimento dos congressistas nas comunidades e casas de famílias próximos ao local do congresso.
O segundo dia iniciou com a equipe de liturgia e animação, com proclamação do Evangelho e dinâmica da Parábola do Semeador, com intuito de semear nos corações dos missionários o cuidado com a fé. Logo após, houve a divisão de crianças e adolescentes para abordagem do tema do congresso, tendo como palestrantes Suzimar Ferreira com os adolescentes e padre Paolo Andreolli com as crianças. E assim, a manhã do congresso contou com a presença da coordenação do COMIRE: Renan Rosário, Paolo Andreolli e Suzimar Ferreira.
Seguindo a programação da manhã, as crianças e adolescentes tiveram oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o Perfil do líder missionário, cofrinho missionário, história, metodologia e o programa de vida da IAM com o assessor Renan Rosário, onde foi proposta e realizado a elaboração de coreografias do refrão do hino do congresso: “Vamos todos festejar, meus irmãos e minhas irmãs com a Infância Missionaria”, pelas equipes de continentes e mascotes da IAM.
Após o almoço, os congressistas tiveram oportunidade de conhecer melhor as realidades de todos os continentes, apresentados em uma competição pelos assessores de cada paroquia participante; tendo como critérios de apresentação: Cultura, religião, comidas típicas, costumes, curiosidades e lembranças, onde foram respeitados e muito bem apresentados os critérios por todos os assessores. Tendo como vencedor, as paroquias Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora, pela avaliação das crianças e adolescentes.
Continuando a programação da tarde, em preparação para a Jornada Missionária, houve a formação sobre os querigmas das cores apresentado pela Ir. Andréia da comunidade missionária Providência Santíssima (CMPS) e organização para saída de evangelização, que ocorreu nas ruas próximo a comunidade Sagrada Família, no centro de Ananindeua, onde houve a recepção dos missionários ao final do dia, encerrando com o terço missionário.
O terceiro dia de congresso teve início com momento de oração pela equipe de animação de liturgia com proclamação do evangelho e com uma apresentação retratando a importância da criança desde os tempos de Jesus. A partir desse momento, as crianças e adolescentes foram direcionados para salão principal onde houve danças e brincadeiras.
Após isso, seguindo a programação houve a palestra sobre o tema da Campanha Missionaria de 2018, com Mayda Alethea, da Paróquia São Pio X.
Após o lanche os congressistas foram divididos novamente em suas equipes onde foi proporcionando a criação de gritos de guerra com os temas propostos pela palestrante. As equipes estiveram bem empenhadas e conseguiram apresentar de forma alegre e criativa o que lhes foram pedidos.
A tarde do terceiro dia continuou animada, dando inicio a Gincana Missionária, nos grupos divididos de crianças e adolescentes, esses tiveram que cumprir dez provas, destacando nesta gincana, um questionário sobre a Infância e Adolescência Missionaria, tendo com vencedor as equipes Avaré das crianças e Oceania dos adolescentes.
As 16h30 do dia 23 de setembro, teve inicio a missa de encerramento e envio do congresso, presidida pelo padre Paolo Andreolli, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde ao final da missa houve os agradecimentos em especial a coordenação da Região Episcopal Menino Deus, coordenação estadual e conselho missionaria regional, as equipes de trabalho no congresso as famílias e comunidades que acolheram os congressista e pessoas que contribuíram de forma direta e indireta para realização do congresso.
Após os agradecimentos houve o envio em prol do fortalecimento do espirito missionário e recebendo simbolicamente um chaveiro para levar consigo levar o testemunho e amor de Deus para suas comunidades e paroquias.
O evento contou com um público de 117 pessoas, sendo 72 missionários e 45 assessores, das paróquias da Região Menino Deus: Nossa Senhora do Carmo de Benevides, Nossa Senhora do Ó de Mosqueiro, Bom Pastor de Marituba, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Auxiliadora, Sagrado coração de Jesus de Ananindeua e paroquias de outras regiões episcopais: Santa Rita de Cássia e São Francisco Xavier de Belém.
0 Comentários