Encontro de aprofundamento para assessores na Arquidiocese de Campo Grande


A Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese de Campo Grande (MS) realizou nos dias 15 e 16 de setembro, um Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária - EFAIAM.

O encontro foi assessorado por Leondina e João, coordenadores da IAM na Diocese de Umuarama (PR). A primeira temática trabalhada pelos assessores foi como preparar, organizar e realizar um ELMI - Encontro de Líderes Missionários Infantis.

Leodina e João, começaram por lembrar que o ELMI é um "verdadeiro retiro para educar as crianças e adolescentes na fé". Ressaltando objetivo de implantar o ardor missionário e capacitar os pequenos coordenadores.

Depois dessa fala, os participantes foram reunidas em grupos, de acordo com as cores dos continentes e convidadas a ler e discutir e registrar em apontamentos essa discussão, baseada no trecho do livro que trata sobre o ELMI. Após esse estudo foi trabalhada dinâmicas já apontando o que pode ser trabalhado com os coordenadores de grupo a partir dessas dinâmicas.

Os assessores, mais especificamente a senhora Leodina, chamou a atenção para o perfil de uma criança e/ou adolescente missionários. Os participantes viram isso por meio do vídeo “protagonismo infantil”. Entre outras dinâmicas, refletiram também a partir da exibição do vídeo “aprender a aprender”, tudo em vista a necessidade de compreendermos cada vez mais a importância do protagonismo das crianças e adolescentes da IAM, principalmente o papel dos coordenadores de grupo e a função de auxiliar, apoiar e motivar dos assessores.


Os presentes ainda estudaram, de forma dinâmica, a história e vida do padroeiro São Francisco Xavier.

Ao final do segundo dia, foram retomados os apontamento do estudo feito no livro, no dia anterior, ressaltando a seriedade e complexidade da preparação, organização e realização de um ELMI, que começa com a formação de uma equipe organizadora afinada, disposta e imbuída da Espiritualidade, missão e carisma da IAM, passando, entre outras coisas,  pela escolha do local ideal, da seleção dos participantes, dos conteúdos e inclusive dos palestrantes que precisam ter vivência missionária e entusiasmos contagiante.

Finalmente, nos momentos que antecederam o almoço, procedeu-se a avaliação do encontro, por escrito, bem como, os devidos agradecimentos, uma breve oração e encerramos mais essa etapa de formação com a graça de Deus e as bênçãos de Nossa Senhora, sob o título de Imaculada Conceição.

Postar um comentário

0 Comentários