Para colorir - Padroeiros das Missões


Outubro é celebrado como o Mês Missionário. São dois os padroeiros das missões, escolhidos pelo Papa Pio XI: São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. Dificilmente se poderia encontrar uma dupla de padroeiros com biografias tão diferentes.


Santa Teresinha do Menino Jesus
Teresinha nasceu em Alenço, França, no dia 02 de janeiro de 1873. Sua família vivia no amor a Deus e entre si, por isso mesmo, muito solidária com os necessitados. Teresinha cresceu, como todas as crianças, mas, o que encantava a todos, era a sua vida simples e o esforço que fazia para melhorar. Entrou ainda muito jovem – 16 anos- no mosteiro das carmelitas de Lisieux e praticava de modo exemplar a caridade, a simplicidade evangélica e a confiança em Deus. “Passarei meu céu fazendo o bem na terra”, era seu desejo. Faleceu no dia 30 de setembro de 1897. Foi uma religiosa carmelita, missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada do convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa do convento de clausura num horizonte missionário, em Igreja Universal. Nunca foi para as missões, no entanto o Papa Pio XI a nomeou Padroeira das missões e dos missionários. Sua festa é celebrada no dia 01º de outubro.


São Francisco Xavier
Francisco Xavier nasceu no dia 07 de abril de 1506, em Navarra, Espanha. Era um menino piedoso e estudioso. Para se preparar melhor foi estudar em Paris. Encontrou-se com Inácio de Loyola e, unto com outros companheiros, fundaram a Companhia de Jesus. A esses primeiros missionários juntaram-se outros que se espalharam pelo mundo para anunciar o Evangelho. Foi ordenado sacerdote em 1537 e enviado a evangelizar o Japão e a Índia. Percorreu grande distâncias e falou do amor de Deus e do Reino, convertendo muitas pessoas e formando comunidades cristãs. Seu grande desejo era anunciar Jesus na China. Faleceu no ano de 1552, sem chegar a essa terra que tanto amava. É um exemplo de missionário comparado a São Paulo por suas longas viagens apostólicas. O Papa Pio XI o proclamou, junto com Santa Teresinha, Padroeiro das Missões. Sua festa é celebrado todos os anos no dia 3 de dezembro.

Leia mais:
Padroeiros das Missões

Postar um comentário

0 Comentários