A Campanha é realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.
Este ano a CF é ecumênica e, assim sendo, sinaliza que o diálogo é o nosso melhor testemunho. A fé nos lembra que Cristo é nossa paz e nos anima a prosseguir pelo caminho da unidade na diversidade. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. E o lema tirado da carta de São Paulo aos Efésios diz que “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. Inspirados por este tema e lema escolhemos testemunhar a fé vivida na diversidade, afirmando que a fraternidade e o diálogo são compromissos de amor, porque Cristo fez uma unidade daquilo que era dividido.
Para auxiliar na animação da campanha, encontramos o hino que nos convida a participar deste momento ecumênico de diálogo e amor. “Venham todos vocês venham todos, reunidos num só coração de mãos dadas formando a aliança, confirmados na mesma missão”.
Cartaz
O cartaz vitorioso, escolhido por comissão constituída pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi produzido pelo Ateliê 15, que concentrou a concepção da peça na palavra “unidade”- qualidade ou estado de ser um ou único, de não poder se dividido.
“Escolhemos uma ciranda para ser a base do desenho. Afinal, em uma roda não tem primeiro, nem último, todos formam um e precisam trabalhar na mesma sintonia e ritmo para não perder o compasso e, como a música do cantor, compositor e amigo Zé Vicente, o ‘Baião das Comunidades’, todos e todas são convidad@s a participar desta ciranda pela vida”, explicaram os autores do cartaz. As pessoas também são convidadas, agregaram, a participar “da construção da civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz”.
Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.
Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.
Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade,
em especial, aos mais pobres e fragilizados,
a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor
e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças,
caminhando pelas veredas da amorosidade.
Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.
Amém.
Você sabia?!
✔ A cada cinco anos, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade de forma ecumênica, em conjunto com outras denominações cristãs.
✔ Desde 1964, a CNBB propõe um tema relevante para a sociedade brasileira refletir e engajar-se durante a Campanha da Fraternidade.
✔ A Campanha da Fraternidade busca educar o cristão para a vida em fraternidade, com base nas exigências do Evangelho: a justiça e o amor.
✔ A CNBB costuma realizar um concurso anual para escolher o hino da CF, de acordo com o tema do ano. Em alguns anos, acontece também um concurso para escolher o cartaz da campanha.
✔ O gesto concreto da CF se expressa na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos.
✔ Os recursos arrecadados na coleta são destinados para projetos sociais, que trabalham pela evangelização e a promoção da dignidade dos pobres.
✔ A campanha já nos convidou a refletir, ao longo dos anos, sobre 55 temas, escolhidos a partir da realidade socioeconômica e política brasileira.
✔ Todos os anos, a Campanha da Fraternidade tem início oficialmente na Quarta-feira de Cinzas.
✔ A CF utiliza o método ver, julgar, agir para conduzir os cristãos a uma reflexão baseada no estudo da realidade a partir do tema do ano e sugerir ações que busquem transformar situações.
✔ As dioceses de todo o Brasil se mobilizam em cursos e formações para estudo do texto-base, buscando a melhor forma de utilizar as diversas peças da Campanha.
0 Comentários