O que você precisa saber sobre o Mês Missionário


Você sabia que em outubro a Igreja Católica celebra o Mês Missionário? Esse tempo especial busca lembrar que é missão de cada um de nós ser evangelizador(a).

A palavra “missão” vem do latim “missĭo”, que significa “enviar”. O Batismo nos faz membros do Corpo de Cristo, da Igreja e, assim, participantes de sua Missão de anunciar a Boa-Nova da salvação.

Papa Francisco, logo no início de seu pontificado, convocou toda a Igreja a viver em um estado permanente de missão, isto é, ser a “Igreja em saída”, que promove a cultura do encontro, cura as feridas, vai às periferias, aos campos e aos lugares onde não se conhece a Alegria do Evangelho.

Por que celebramos o Mês Missionário em outubro?
Além de outubro ser o mês em que celebramos o dia de alguns santos e santas missionários(as), dentre outras razões, a escolha desse tempo para tal finalidade se deve ao fato de iniciarmos o Mês das Missões celebrando a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeira das missões, Virgem e Doutora da Igreja.


Santos Padroeiros das Missões
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897) – entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos. Descobriu, nos traços da espiritualidade carmelitana, sua pequena via da infância espiritual, inspirada na simplicidade e na humilde confiança no amor misericordioso do Pai.

Estimulada pela vocação contemplativa, a estar no coração da Igreja, abriu-se ao ideal missionário, oferecendo a Deus sua caminhada diária feita de fidelidade e de silenciosa e alegre doação nas intenções dos pregadores do Evangelho. São João Paulo II (1920-2005) declarou-a Doutora da Igreja em 19 de outubro de 1997.

São Francisco Xavier (1506 -1552) – viveu 46 anos, dos quais 11 passou em missão. Por esse motivo, ele pode ser considerado um verdadeiro “gigante da evangelização” e Padroeiro das Missões.

Em sua existência breve, mas admirável por sua fecundidade missionária, esse religioso espanhol conseguiu levar o Evangelho ao Extremo Oriente, adaptando-o, com sabedoria, ao caráter e à linguagem de populações muito diferentes entre si.

Francisco Xavier foi beatificado por Paulo V, em 1619, e canonizado por Gregório XV, em 1622. Foi proclamado Padroeiro do Oriente, em 1748, da Obra de Propagação da Fé, em 1904 e de todas as missões, em 1927.

As quatro dimensões do Mês Missionário
O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, afirma que são quatro as dimensões do Mês Missionário:
1. Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo em sua Igreja, na Eucaristia, na Palavra e na oração pessoal e comunitária;
2. O testemunho dos santos, dos mártires e dos confessores da fé;
3. A formação bíblica, catequética, espiritual e teológica sob a missão além-fronteiras;
4. A caridade missionária: ajuda financeira.


Pontifícias Obras Missionárias
As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados à Congregação para a Evangelização dos Povos. As POM, Instituições da Igreja e do Papa, por isso chamadas de Pontifícias, têm por finalidade principal: despertar e aprofundar a consciência missionária do Povo de Deus; conscientizar os cristãos sobre a vida e as necessidades da Missão universal e estimular as Igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo.

As POM organizam no Brasil, todo mês de outubro, a Campanha Missionária com o objetivo de promover a animação e cooperação evangelizadora. Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias recebem subsídios produzidos para animação missionária: novena, vídeos com testemunhos, cartaz, oração pela missão e envelope para a coleta pela evangelização.

A coleta é realizada no penúltimo final de semana de outubro, no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destinam-se à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, a qual faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1.050 igrejas particulares, comunidades eclesiais em comunhão com Roma, nas periferias mais necessitadas do mundo.

Essa oferta do Dia Mundial das Missões ajuda o Papa na obra da Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).

O Dia Mundial das Missões 2022
O Papa Francisco escreveu uma mensagem para o Dia Mundial das Missões, que neste ano será celebrado em 23 de outubro. Confira alguns trechos: 
“Assim como Cristo é o primeiro enviado, isto é, missionário do Pai (cf. Jo 20,21) e, como tal, é a sua ‘testemunha fiel’ (cf. Ap 1,5), assim cada cristão é chamado a ser missionário e testemunha de Cristo. E a Igreja, comunidade dos discípulos de Cristo, não tem outra missão senão a de evangelizar o mundo, de ser testemunho de Cristo. A identidade da Igreja é evangelizar. 
Todo batizado é chamado à missão na Igreja e por mandato da Igreja: portanto, a missão se realiza em conjunto e não individualmente, em comunhão com a comunidade eclesial e não por iniciativa própria. (…) De fato, não é coincidência que o Senhor Jesus enviou seus discípulos em uma missão dois a dois; o testemunho dos cristãos a Cristo tem um caráter principalmente comunitário. Daí a importância essencial da presença de uma comunidade, mesmo pequena, no cumprimento da missão. 
A Igreja de Cristo sempre esteve, está e estará ‘em saída’ rumo aos novos horizontes geográficos, sociais, existenciais, rumo a lugares e situações humanas ‘fronteiriços’, para dar testemunho de Cristo e do seu amor a todos os homens e mulheres de cada povo, cultura, estado social.”
O texto completo você pode conferir clicando aqui.

Postar um comentário

0 Comentários