Campanha da Fraternidade 2024


Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8). Este tema e lema refletem a preocupação da Igreja em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.

Vivemos em um país polarizado, intolerante e violento que reflete uma sociedade composta por pessoas amedrontadas, cansadas e suscetíveis a discursos fundamentalistas e radicais. Esta realidade se manifesta no cotidiano de todos nós quando lidamos com rupturas familiares, conflitos entre amigos, violências digitais, simbólicas, verbais e físicas por causa de posicionamentos políticos ou religiosos. A Campanha da Fraternidade 2024 aborda esta situação a partir de uma reflexão profunda iluminada pela Palavra de Deus. O objetivo central é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e povos.

O tema e proposta da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga com os objetivos e carisma da Infância e Adolescência Missionária, afinal, a mais de 180 anos, queremos ser 'de todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos'!

Elementos do cartaz
O cartaz presenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.

O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos. O Santo Padre usa a cruz de dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. Esta imagem recorda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.

O cartaz convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema da CF de cada ano.


Oração
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito! Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.

Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!

Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, nos eduque para fazermos vossa santa vontade! Amém.

Hino da Campanha da Fraternidade 2024


Mas afinal, o que é 'Amizade Social'?
• Amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço: fraternidade aberta. (FT, n. 1)
• É viver livre de todo desejo de domínio sobre os outros. (FT, n. 4)
• Amor que se estende para todo ser vivo. (FT, n. 59)
• Amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam. (FT, n. 62)
• Vocação para formar comunidade, acolher-se e cuidar-se. (FT, n. 96)
• Capacidade diária de alargar o meu círculo, chegar àqueles que espontaneamente não sinto como parte de meu mundo de interesses, embora se encontrem perto de mim. (FT, n. 97)

Postar um comentário

0 Comentários