A Infância Missionária no Varjão - DF

A Infância Missionária, na comunidade do Varjão, surgiu por um desejo muito especial e persistente da Ir. Rosita Milesi, mscs. A Irmã atuava no Varjão há vários anos e tinha especial carinho e preocupação pelas crianças, tão numerosas e muitas vezes um tanto abandonadas. Ir. Rosita já havia procurado todas as orientações no Setor da Infância Missionária, das Pontifícias Obras Missionárias e também conversou com Pe. Norbey Londoño, da Paróquia N. S. do Lago. Buscava, então, alguém que aceitasse participar do curso preparatório e que estivesse disposto a doar parte de seu tempo, e muito do seu amor e dedicação, às crianças do Varjão.

Nesta busca, o Senhor tocou o coração de uma jovem, imigrante de El Salvador, que já colaborava com a brinquedoteca da Pastoral da Criança, no Varjão: Teresa Albiñana. Ir. Rosita a convidou e incentivou-a a participar do Encontro de Formação para Assessores da Infância Missionária que, em agosto de 1999 seria realizado em Anápolis. Teresa aceitou, participou e, ao voltar disse: “Recebi um certificado e este não pode ficar só para mim, nem ser em vão. Tenho que corresponder à missão que ele representa”.

Com o apoio de Ir. Rosita e de outras lideranças, Teresa passou a formar algumas crianças da comunidade para serem líderes. Fizeram parte de primeiro grupo, Kênia e Jucilene. A seguir, as crianças foram convidadas, buscando, sobretudo, mostrar aos pais, o que era a Infância Missionária. E, além disto, buscando as crianças em casa e devolvendo-as, ao final de cada encontro, às famílias. À época, era muito temeroso, mais do que hoje, deixar uma criança sair ou retornar à casa sozinha.

Assim, com a graça de Deus e a proteção de Santa Teresinha e de São Francisco Xavier, iniciou a Infância Missionária no Varjão.

Desde a fundação, várias Irmãs foram assistentes da Infância Missionária: Ir. Rosita Milesi, Ir. Ana B. Teló e Ir. Marizete Schiavon. Contamos, também, com a colaboração de Ir. Felicita M. Rosset e Ir. Maria dos Remédios. Assim, também na coordenação, além de Teresa Albiñana, que atuou por vários anos, contamos com Cléia, atual coordenadora. A Infância Missionária do Varjão sempre teve como local e sede a Casa Madre Assunta, das Irmãs Scalabrinianas, situada à quadra 7, Conj. C, Lote 1, Varjão, Brasília. E, a partir de 2008, realiza seus encontros aos sábados à tarde, nas dependências da Capela Mãe dos Migrantes, Varjão.

A semente que Teresa recebeu no Encontro de Formação, em 1999, e que passou às crianças, germinou, cresceu e nunca mais parou de dar frutos. De lá para cá, centenas de crianças já integraram a Infância Missionária no Varjão. Muitas, hoje crescidas, já estão em outros grupos, ativas, dinâmicas, levando Jesus pelo mundo. Outras, mesmo sem integrar movimentos, vivem em seu lar, o que aprenderam na infância. Outras, ainda, lideram ou coordenam atividades, dão catequese, servem os irmãos, enfim, seguem Jesus multiplicando o exemplo de servir e de ser, como diz a Infância Missionária “Sempre amigas, sempre amigos”, de Jesus e dos irmãos e irmãs que encontram no caminho.

Ir. Rosita Milesi, mscs




Postar um comentário

0 Comentários