Encontro em São Paulo intensifica formação dos coordenadores diocesanos da IAM do Regional Sul1.


De 24 a 26 de abril de 2009, foi realizado no Centro Missionário José Allamano, em São Paulo-SP, o Encontro de Aprofundamento para Coordenadores Diocesanos da Infância e Adolescência Missionária.

O encontro, assessorado pelo Pe. Edson Assunção, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), contou com a participação de coordenadores e representantes de 17 das 46 dioceses que compõem o Regional Sul1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para o Pe. Edson, esse encontro, realizado desde 2006 em todos os regionais da CNBB, tem por objetivo estreitar os laços de amizade entre os coordenadores diocesanos e das sub-regiões com a coordenação estadual a fim de organizar o trabalho, integrando e fortalecendo a articulação da Obra no Regional; e intensificar a formação permanente dos coordenadores em conformidade com o Documento de Aparecida.

A coordenadora Estadual da IAM no Regional Sul1, Nadia Maria da Silva Fusinato, em vários momentos ressaltou a importância da união entre as dioceses do Estado para o bom andamento dos trabalhos da IAM.

Durante o encontro foi construído um panorama da IAM no Estado de São Paulo, onde foram apresentados a quantidade de grupos das dioceses presentes, as principais dificuldade e os pontos fortes.

Na ocasião, as discussões foram focadas no tema: Ação Missionária Específica e Processo Evangelizador, que é o titulo de um dos livros lançado, recentemente, pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Segundo o Pe. Edson, esse estudo quer “ajudar os coordenadores diocesanos a compreender que a Missão é um processo: desde um primeiro anúncio, passando por toda a parte de conversão inicial, a catequese, a inserção na vida da comunidade até chegar ao estágio máximo do processo evangelizador que é a maturidade eclesial, quando uma paróquia, uma diocese um país estão prontos para enviar missionários para outros lugares onde Jesus ainda é pouco conhecido ou não é nada conhecido.” e completa “existem algumas regiões no mundo onde o Cristianismo não chega a 0,5%, é o caso, por exemplo, do continente asiático. A Ásia não tem nem 3% de cristãos e alguns países tem cerca de 0,2% da população cristã. Temos aí, imensas multidões onde o Evangelho ainda não foi anunciado. Quando uma diocese, uma paróquia, um país começa a enviar missionários, isso é sinal que ele já atingiu a maturidade eclesial. Quando não há envio de missionários, então aquela Igreja ainda é infantil, uma Igreja nova ou, pior ainda, quando se nega a enviar missionários, é uma Igreja estéril, uma Igreja condenada à morte”.

Além da formação, no encontro foi realizada a entrega do material para a 2ª Mobilização Regional da IAM que tem como tema: "Infância e Adolescência Missionária - Discípulos Missionários nos cinco Continentes" e será realizada entre os dias 23 de maio e 21 de junho, em todas as dioceses do Regional Sul1, a fim de comemorar o aniversário de 166 anos de fundação da Obra.

Para Nádia Maria, a Mobilização é um gesto concreto do carisma da IAM, composto pela oração, sacrifício e solidariedade: “esta mobilização tem por objetivo unir mais os grupos da IAM do nosso regional e realizar o gesto concreto, que é a ajuda financeira que vamos enviar para as crianças necessitadas em outro continente. Esperamos assim, conseguirmos ter um bom resultado com todo esse trabalho e tornar a obra da IAM, que já vai completar 166 anos, mais conhecida e que consigamos, também, implantá-la nas 46 dioceses do nosso Estado”.

Ainda de acordo com Nadia, a Obra da IAM no Estado de São Paulo, está presente em 30 das 46 dioceses que compõem o Regional Sul1, somando cerca de 500 grupos.

Rodrigo Alves Piatezzi e Elves Damasio Eugenio Silva
















Postar um comentário

0 Comentários