O Benin é um país onde mais de três milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza. A metade da população do país, cerca quatro milhões, têm menos de 18 anos e, entre eles, 33% vive com menos de um dólar por dia. Além disso, a desnutrição nas crianças com menos de cinco anos supera 20%. Por causa da pobreza, a maior parte dos menores foge das famílias, é abandonada ou estuprada. Uma criança a cada três trabalha em condições desumanas e sem garantias nos grandes mercados de Cotonou ou Porto Novo, e cerca de 800 mil vivem nas ruas.
Diante desta emergência, trabalham, entre outros, os missionários salesianos, que têm alguns centros de acolhimento nos mercados de Cotonou, Porto Novo e Semé. Nesses centros, as crianças e os jovens se aproximam de pessoas que compartilham seus problemas e recebem as primeiras lições escolares. Além disso, em Porto Novo e em Kandi, os salesianos mantêm outros dois centros de acolhimento de breve permanência, onde recebem orientações e podem participar de workshops e cursos.
O Centro Magone é, ao invés, um centro de acolhimento de longa permanência, onde as crianças recebem uma instrução formal, além da formação profissional que os prepara a confrontarem-se com a realidade externa. O empenho dos missionários salesianos envolve mais de duas mil crianças e jovens com o objetivo de reinseri-los na sociedade e para que voltem para suas famílias.
FONTE: Agência Fides - 18/11/2011
0 Comentários