Encerrada 16ª Assembleia de Coordenadores Estaduais da IAM


Encerrou ao meio dia deste domingo, 11, a 16ª Assembleia Anual dos Coordenadores Estaduais da Infância e Adolescência Missionária (IAM), evento que teve início na quinta-feira, 8, na sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, e reuniu 25 participantes de todas as regiões do Brasil.

A pauta deste domingo contemplou o planejamento das atividades de 2012 com as formações de nível estadual e nacional, bem como a avaliação da Assembleia a partir de três pontos: o que levamos em nossas malas? O que colocamos na lixeira e as sugestões para a Assembleia de 2012.

De acordo com os participantes, deve ser levado na mala, para as bases, a troca de experiências que houve durante os quatro dias de Assembleia; o espírito missionário e de formação dos coordenadores estaduais, os temas desenvolvidos; as celebrações; conhecer a sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias; os assessores do encontro; ter a participação da vencedora do Concurso de Desenhos da IAM, Mayara Pinheiro Mendes; e o ambiente de partilha e comunhão.

Lixeira
Os pontos negativos, segundo foram: o excesso do uso da máquina fotográfica pelos participantes; dispersão em momentos de oração; discussões fora dos ambientes de partilha que não contribuem para o crescimento da Assembleia; falta de envolvimento de alguns coordenadores com o evento.

Sugestões
Nomear um fotógrafo para o evento; respeitar a participação do próximo; exposição de fotos durante o evento; espírito ecológico (usar menos materiais descartáveis); utilizar apenas cinco fotografias de cada estado para apresentação durante a noite de confraternização.

Para a irmã Jacira Guimarães Pereira, de Palmas (TO), o encontro teve algumas dificuldades como não poderia deixar de ser, mas os pontos positivos superaram. “Este encontro foi muito importante porque revigorou, atualizou e nos ajudou a melhorar o trabalho com as crianças missionárias e assessores, principalmente na partilha dos nossos trabalhos positivos, como com as dificuldades desenvolvidas nas bases”, disse a religiosa da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

De fato a troca de experiências foi um ponto bastante frisado pelos participantes da 16ª Assembleia Nacional da IAM. “Foi uma Assembleia muito significativa e interessante pela possibilidade de troca de experiências com os representantes da IAM em todo o país; pelo comprometimento que vemos em cada assessor, pela disponibilidade das Pontifícias Obras Missionárias em estar trabalhando com seriedade e cuidado a Obra da IAM. Percebemos o crescimento, graças ao esforço das POM como pela colaboração dos coordenadores estaduais e assessores dos grupos em cada diocese e paróquia”, comentou o membro da coordenação da IAM no estado de Goiás, Igor Rodrigues Vieira.

Já o jovem Rafael Cosme Tavares, coordenador da IAM no Rio Grande do Norte, apontou o resgate do lenço permanente, símbolo da Infância e Adolescência Missionária, como marco da caminhada da IAM em 2011, além de afirmar que a Assembleia foi mais um momento de lembrar que a IAM está unida através das Pontifícias Obras Missionárias. “O resgate da consagração da IAM e o uso do símbolo que une a Infância e Adolescência Missionária no mundo todo: o lenço permanente, marcou nossa caminhada. Gostei por que o lenço faz parte da Obra; por mais que tenha sido suspenso por um tempo, é indispensável para mantermos nossas tradições”, disse. “Também avalio como positiva a possibilidade que tivemos de discutir nossa caminhada no Brasil e saber que não estamos sozinhos, isolados, mas temos pessoas com as mesmas atividades e objetivos em todos os estados do país através das POM”, completou.

FONTE: POM - 12/12/2011

Postar um comentário

0 Comentários