Pontifícias Obras Missionárias: dois anos sem padre Edson Assunção



Neste dia 3 de maio de 2012, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lembram dois anos da morte do padre Edson Assunção Santos Ribeiro, ex-secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O sacerdote faleceu tristemente num acidente de carro, quando vinha de Araguaiana a Barra do Garças, em Mato Grosso. Estavam com padre Edson o também padre Wiliam e o leigo Fausto que tiveram apenas ferimentos leves.

Na comemoração dos 168 anos da IAM, ano passado, o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros, convocou as crianças e adolescentes de todo o Brasil a plantar uma árvore em sinal de vida em abundância, em sintonia com a dimensão ecológica da Campanha da Fraternidade de 2011 e, de modo particular, em homenagem a padre Edson e em sintonia com a Campanha Missionária, também daquele ano, “Missão na Ecologia”. Este ano, padre André volta a homenagear o seu antecessor relembrando da figura do padre Edson para a IAM.

O padre Edson foi uma bênção de Deus. Homem alegre, inteligente e profundamente amante da missão da Igreja. Serei eternamente grato a tudo que aprendi com ele e também a convivência maravilhosa que tivemos quando trabalhamos juntos na equipe nacional das POM”. Padre André também se lembra de quando conheceu padre Edson, em 2002, quando ele (padre Edson) era coordenador do Conselho Missionário Regional do Rio de Janeiro. André destaca ainda o ano de 2006, quando padre Edson assumiu a IAM. “Fiquei profundamente feliz, pois sabia que nossa Obra querida estava nas mãos certas” e de quando mais tarde padre Edson lhe disse essas palavras: “Vá se preparando que um dia eu vou precisar de você”.

Padre Edson Assunção pertencia ao Clero da arquidiocese de Niterói e foi cedido às Pontifícias Obras Missionárias, onde trabalhou por pouco mais de três anos. Ele era mineiro de Contagem. Nasceu aos 15 de agosto de 1966, era filho de Manoel Linhares Ribeiro e Ilda dos Santos Ribeiro e os irmãos Paulo e Maria das Graças.

Em 1982 ingressou no Seminário São José para cursar o ensino médio (Seminário Menor) e filosofia e teologia no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Foi ordenado diácono em 11 de dezembro de 1989, em Rio Bonito. Devido a problemas de saúde só foi ordenado sacerdote em dezembro de 1992.

Ao longo de sua caminhada sacerdotal, padre Edson acumulou muitas funções na arquidiocese de Niterói, entre elas, foi secretário do sínodo arquidiocesano, professor, diretor do Instituto de Formação Estrela da Evangelização de Niterói e São Gonçalo. Em 1993 foi nomeado juiz instrutor da Câmara Eclesiástica Auxiliar Permanente de Niterói.

O corpo do padre Edson foi velado em Niterói com uma rápida passagem por sua terra natal, Contagem (MG). Compareceram inúmeros sacerdotes da arquidiocese de Niterói, das Pontifícias Obras Missionárias, e os bispos dom Alano Pena (arcebispo de Niterói) e dom Sérgio Eduardo Castriani, que naquele ano era presidente da Comissão Missionária da CNBB e do Conselho Missionário Nacional.

Homenagem
Neste sábado, 28 de abril, a Infância e Adolescência Missionária de São Paulo inaugura sua sede regional nas dependências da Obra dos Cenáculos Missionários, na Região da Lapa, em São Paulo, que levará o nome do padre Edson Assunção. Seu pai, Manoel Linhares e os irmãos Paulo e Maria, participam da cerimônia de inauguração que será transmitida ao vivo, no sábado, dia 28, a partir das 19h, através no blog da Garotada Missionária (http://garotadamissionaria.blogspot.com).

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pe Edson, grande missionário, com sua alegria contagiante nos deixou uma valiosa colaboração.

    ResponderExcluir