A formação da criança missionária - Uma ajuda pra o trabalho pastoral com as crianças e adolescentes



A Infância e Adolescência Missionária é um instrumento providencial e privilegiado para animar e formar missionariamente as crianças e adolescentes com o fim de elas mesmas sejam mensageiras de salvação entre as demais crianças e adolescentes, em seus próprios lugares e ambientes, sobretudo em perspectiva universal (preocupados pela salvação das crianças e adolescentes do mundo inteiro. Os ELMI (Encontros de Líderes Missionários Infantis) surgiram para responder ao enorme desafio de capacitar as crianças e adolescentes coordenadores de grupos da Infância e Adolescência Missionária e fazer deles verdadeiros multiplicadores. Ademais, é necessário – por meio das mesmas crianças e adolescentes – que cada um destes grupos se converta em um verdadeiro ambiente de vida cristã, quer dizer, um espaço para amadurecimento e crescimento de fé e assuma, com responsabilidade, o processo de sua própria formação missionária. Por isto é importante o conhecimento e o uso do plano de formação que se oferece nos livros “Roteiros de Encontros”.

O modelo de inspiração desta obra infantil missionária também é Jesus Cristo com seu grande amor às crianças e com seu mandato aos Apóstolos: “deixem que as crianças venham a mim e não as impeçam”; “aos que são como as crianças pertencem o Reino dos Céus”; “se não vos converterdes e vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos Céus” (cf Mc 10,14; Mt 18,3).

Uma experiência na Escola de Jesus
Trata-se, neste caso, de fazer um grupo de crianças ou adolescentes comprometidas a viver no compromisso da Infância e Adolescência Missionária, uma experiência na “Escola com Jesus”, mediante uma metodologia especial, já experimentada. Estamos convencidos de que Jesus chama e segue chamando e em um ambiente de fé eclesial, Ele pode repetir seu chamado às crianças e adolescentes, do mesmo modo que o fez com os primeiros discípulos.
Com efeito, também hoje, Jesus olha com amor às crianças e adolescentes, os chama livremente, lhes participa sua intimidade (os discípulos estiveram com Ele), os forma os envia. Às crianças e os adolescentes de hoje, lhes repete; “vem e segue-me”, “ide e evangelizai”, “eu estou sempre com vocês”.

Essas atitudes de Jesus condicionam a metodologia da Escola na qual em um contexto de fé as crianças vivem uma experiência especial do amor de Cristo. De certo modo, se pode dizer que é uma forma de Kerigma (anúncio especial de Jesus Cristo) adaptada às crianças e aos adolescentes. Todas as atividades da escola, seus conteúdos, os gestos e atitudes de quem as dirige e orienta, estão marcados pelas atitudes de Jesus para com as crianças e adolescentes. Se conjugam na escola a caridade e a verdade para que eles desenvolvam suas capacidades com muita confiança em si mesmos e se lancem missionariamente, de maneira especial em sua família e entre seus próprios companheiros e companheiras, abertos aos horizontes da missão universal.

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária

Postar um comentário

0 Comentários