Expo Missionária em São Paulo



No mês de outubro, em comemoração ao mês Missionário e ao Dia Mundial das Missões, na Catedral da Sé, em São Paulo, institutos e organismos Missionários mostram ao público os seus carismas através de uma Expo Missionária. A cada ano a expo aborda uma temática diferente: em 2010, o tema foi "Missão e Partilha".


Em 2011, o tema foi “Missão e Ecologia”, em sintonia com a Campanha Missionária-2011 e com o tema da Campanha da Fraternidade-2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Ao longo da exposição, o visitante pode conhecer as problemáticas sobre o tema abordado, personagens importantes nesse contexto. A exposição apresentou trinta painéis destacando pessoas que atuam em favor da ecologia e algumas que deram a vida por esta causa, entre elas: a doutora Zilda Arns, Chico Mendes, padre Josimo Moraes Tavares, Irmã Adelaide Molinari, Irmã Dorothy Stang e Margarida Alves. O trabalho destacou também lideranças como dom Erwin Kraütler, dom Luiz Flávio Cappio, Roberto Malvezzi e uma reportagem sobre os desafios missionários nos cinco continentes.

Este ano, o tema será: "BRASIL MISSIONÁRIO, PARTILHA TUA FÉ" - "Como o Pai me enviou assim eu vos envio". Os organizadores darão espaço ao diálogo inter-religioso.  2012 é particularmente significativo, pois é marcado por grandes eventos: o 3º Congresso Missionário Nacional, que será realizado em Palmas-TO , de 12 a 15 de julho, com o tema: “Discipulado Missionário, do Brasil para o Mundo,  à luz do Concílio Vaticano II”, e como lema: “Como o Pai me enviou,  também eu vos envio” (Jo 20,21); o segundo evento será o Ano da Fé e o terceiro, o Sínodo sobre a Nova Evangelização.

Os Institutos e Congregações participantes são: Pime, Missionárias da Imaculada, Missionários/as Xaverianos/as, Missionários/as da Consolata, Combonianos, Guanellianos, OMI- Missionários Oblatos de Maria Imaculada, Scalabrinianos e Missionárias de Maryknoll.

A realização da Expo Missionária conta com o apoio da Arquidiocese de São Paulo, e é realizada durante todo o mês de outubro. No dia 21 de outubro, Dia Mundial das Missões, é celebrada a Missa Missionária, na Catedral da Sé.

Essa é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho missionário realizado pelos organizadores, a serviço da Igreja local à luz da mística de Aparecida: " Missão Continental: tempo de urgente saída em todas as direções para proclamar que o mal e a morte não tem a última palavra" (DAp.548).

Diversos Institutos Religiosos e Congregações reúnem-se e expões seus carismas através de belos banner de grande formato. As instalações da Catedral da Sé sediam a exposição durante o mês de outubro, consciderado o mês das missões.

Postar um comentário

0 Comentários