ÁFRICA/CAMARÕES - 3 em cada 10 crianças correm risco de morrer de malária



Em 2010, em todo o mundo, registraram-se cerca de 219 milhões de casos de malária, e a morte de 655 mil pessoas. Segundo as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde, a África, onde se registram 90% das mortes causadas pela doença, é o continente mais atingido.

Não obstante de 2000 até hoje tenha havido uma redução de mais de 25% de mortes em todo o mundo, cerca metade da população vive em zonas de risco, e segundo a ONG internacional Plan, de 200 milhões de casos, ainda hoje morrem 660 mil pessoas por ano, em maioria menores de 5 anos na África.

É o que emergiu durante a recente celebração do Dia Mundial contra a malária. Trata-se de uma infecção previsível e curável, e com a distribuição de mosquiteiros para a população da África ocidental, 3 milhões de menores podem ser salvos nos próximos anos. Nos Camarões, por exemplo, onde 3 em cada 10 crianças podem morrer de malária, a doença constitui um dos principais problemas de saúde, c om 30% da população infantil positiva nos testes de diagnóstico rápido.

FONTE: 29/04/2013

Postar um comentário

0 Comentários